O Governo Federal deverá anunciar hoje, em Montes Claros, a distribuição de dessalinizadores para atender os flagelados da seca do Norte de Minas de 37 municípios que tem água com alto teor de salinidade e salobra. O Ministério do Meio Ambiente apresenta nessa sexta-feira, em Montes Claros, o Programa Água Doce, que busca retirar o teor de sal na água em vários municípios do Norte de Minas. O diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso a Água, Renato Saraiva Ferreira, coordenador nacional do PAD participa do evento, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e que busca discutir como resolver o problema das águas salinas e salobras no semiárido mineiro.

O presidente da Amams, José Reis Nogueira de Barros, prefeito de Bonito de Minas, esclarece que existem muitos municípios que apresentam água com alto teor de salinidade e salobra e, por isso, a vinda da equipe do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria das Cidades veio em boa hora, pois dá uma expectativa de solução. Os levantamentos mostram 35 municípios do semiárido que apresentam esse problema e a expectativa é que o Governo libere dessalinizadores para os municípios repassarem às associações rurais.

A Amams recebeu a demanda do prefeito de Mamonas, Idalino Celestino Carvalho, que tem 22 comunidades rurais abastecidas com água de poço artesiano, que apresenta os indicadores de salinidade. São mais de 7.000 pessoas dependendo da ajuda. O prefeito de Catuti, José Barbosa Zinga, também apresentou o mesmo problema. Por sinal, ele esteve e Belo Horizonte, acompanhado do presidente José Reis, com o secretário Carlos Murta, acertando a realização do Encontro Estadual do Programa Água Doce.

O Ministério do Meio Ambiente explica que o Programa Água Doce visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação, recuperação e gestão de sistemas de dessalinização de águas salobras e salinas, prioritariamente com as populações de baixa renda do semiárido. O sistema de dessalinização é composto por poço tubular profundo, bomba do poço, reservatório de água bruta, abrigo de alvenaria, chafariz, dessalinizador, reservatório de água potável e reservatório de tanques de contenção do concentrado.

Os municípios a serem atendidos são: Águas Vermelhas, Catuti, Espinosa, Mamonas, Manga, Mato Verde, Monte Azul, Ninheira, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas, São João do Paraiso, Serranópolis de Minas, Taiobeiras, Varzelândia e Verdelândia, no Norte de Minas, enquanto no Vale do Jequitinhonha são Almenara, Araçuaí, Comercinho, Felisburgo, Francisco Badaró, Itaobim, Itinga, Jacinto, Jequitinhonha, Jordânia, Rubim e Salto da Divisa.