A Câmara Municipal de Almenara, representada pelo seu presidente, vereador Romércio Gobira, participou hoje (21/08/2017), no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Assalariados- STTRA do lançamento oficial do "Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Mandioca no Baixo Jequitinhonha."

O programa tem por objetivo viabilizar condições para a produção e processamento da mandioca de forma independente, para permitir a contínua geração de renda das populações rurais.

A apresentação do programa viabilizou a assinatura do termo de cooperação entre diversas instituições, encabeçado pelo IFNMG, EMATER e Secretaria de Agricultura de Almenara. Trata-se da formação de um grupo de trabalho que atuará em diversas frentes, visando potencializar a produção da mandioca, beneficiamento e comercialização do produto que inclusive já é uma grande festa em Almenara.

O evento contou também com a presença do professor Fábio Carvalho (IFNM), Vanda Miranda (Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Presidente Codema/Almenara ), Waldech Bahia (Presidente do CMDRS), Lucianara Guimarães (Gerente Regional da EMATER), Joselaine Ferreira e Milene Ângelo (EMATER), Joel Nunes (Secretário Municipal de Administração e Representante do Prefeito Ademir Gobira), Hélio Gomes (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Almenara), Vavá Pereira (Instituto Federal), além de alunos do IFNM/Almenara.

O vereador Romércio Gobira colocou o Legislativo Almenarense à disposição do grupo e destacou a importância do fomento da produção da mandioca na região, que segundo ele vai gerar empregos e renda para os produtores rurais.

Além disso, a iniciativa pretende garantir a segurança alimentar dos agricultores familiares e dos consumidores dos alimentos produzidos por esse segmento. Inicialmente, o projeto vai abranger os municípios de Almenara, Bandeira, Jacinto e Jordânia. Posteriormente, ele será estendido a Ponto dos Volantes, Itinga, Itaobim, Comercinho, Medina, Jequitinhonha, Pedra Azul, Santa Maria do Salto, Santo Antônio do Jacinto e Rubim.