A Câmara Municipal de Almenara, sob a presidência do vereador Romércio Oliveira Gobira, e demais vereadores Dilson Ferreira da Silva (Dilsim - vice-presidente), Marconi Pereira Flores (Marconi da Saúde - secretário), Ailton Ferreira de Oliveira (Tim do São Francisco), Alexsandro Ferreira Souza (Sandro Augustinho), Cátia Soares de Oliveira (Catinha da Academia), Euler Gil Batista (Mister Euler), ExupérIo Ferreira Pires (Peca), Luiz Alberto Ferreira Gomes (Luiz Bocão), Marcos Vinicius Fonseca Prates (Tôco), Manoel Batista (Messias do Hospital), Natanael Dias de Sousa (Nata CDN) e Sérgio dos Reis Góis de Almeida, realizaram, no dia 14 de agosto de 2017 a 19° Reunião Ordinária, ilustrada com a presença do Dr. Amaury Tomáz (Delegado Regional de Polícia Civil), onde foram inseridos em pauta assuntos importantes e apresentados as seguintes preposições:

- PROJETO DE LEI N° 31/2017 - "Declara de Utilidade Pública Municipal a Associação Comunitária Céu Azul" - AUTOR: vereador Marcos Vinicius Fonseca Prates (Tôco).

- PROJETO DE LEI N° 32/2017 - "Autoriza a concessão de férias e décimo terceiro salário ao Agentes Públicos Municipais vinculados ao Poder Executivo" - Autor: Mesa Diretora.

- PROJETO DE LEI N° 33/2017 - "Autoriza o Prefeito Municipal e os representantes da Fazenda Pública Municipal a celebrarem acordos em processos administrativos e transacionar em processos judiciais em que o município de Almenara for interessada, autor, réu ou tiver interesse jurídico na qualidade de assistente ou operante" - Autor: Executivo Municipal.

As proposições apresentadas foram encaminhadas para as Comissões pertinentes para análise e emissão de pareceres.

Outro assunto discorrido em reunião e apresentado pelo Dr. Amaury Tomáz (delegado regional), são as questões inerentes ao funcionamento e as dificuldades da Polícia Civil de Almenara e dos 16 municípios que compõem o Baixo Jequitinhonha , informando que a delegacia de polícia civil irá funcionar no mesmo prédio da Delegacia Regional, cedido pela Copasa, graças a intermediação do prefeito Ademir Gobira e do deputado estadual dr. Jean Freire. O delegado aproveitou a oportunidade para convidar os integrantes da Câmara Municipal para realizar uma visita à delegacia regional afim de apresentar o projeto arquitetônico do novo prédio da Delegacia Regional da Polícia Civil e pôr em palta importantes assuntos sobre segurança pública.

Dr. Amaury Tomáz encerrou seu discurso fazendo um importante comunicado: que nos dias 18 e 19/08 (sexta-feira e sábado, das 8 às 17 horas) estará em Almenara uma equipe da Polícia Civil de BH, preparada para emitir mil Carteiras de Identidade, a ser entregues na hora. O evento, segundo ele, acontecerá no prédio da Nova Ambaj e toda região pode participar.