A prefeitura de Mata Verde, através da secretaria de Agricultura, realizou no dia 16 de junho, no Cras da cidade,  o “Encontro do Café Conilon&Alternativas”. Durante o encontro foi discutido sobre a cultura do café Conilon e outras culturas como alternativas para a diversificação na produção da agricultura familiar. Os fatores de ordem climática e edafológica dessa região propiciam a expansão do café Conilon como uma das alternativas de diversificação agrícola de grande relevância social e econômica.

O prefeito Carlos Roberto Batista deu abertura ao evento agradecendo a presença marcante dos agricultores, palestrantes e funcionários da prefeitura. Prefeito falou sobre a importância de se discutir novas formas de cultura para alavancar a economia do município. Roberto apresentou e agradeceu a presença de Joselaine Ferreira – coordenadora da EMATER-MG, e o Dr. Abraão Verdim  - pesquisador do INCAR/ES.

Ainda pela manhã, a coordenadora da EMATER, Joselaine Ferreira, palestrou sobre a importância da diversificação nas pequenas propriedades agrícolas, o que possibilitará aos agricultores a obtenção de renda de varias culturas ao mesmo tempo.

No período da tarde, Dr. Abrão Verdim, discorreu sobre a viabilidade do café Conilon (Robusta), uma vez que durante a visita feita por ele à região baixa de Mata Verde, na fazenda do Sr. Vicente, pioneiro na plantação do Conilon, foi possível ver os ótimos resultados do plantio.

Prefeito finalizou o encontro agradecendo as ricas palavras dos palestrantes e ficou muito animado com as possibilidades apresentadas. Para Roberto, o evento trouxe novas perspectivas, tanto para a lavoura, quanto para a economia local. “Vamos diversificar – café com café – Conilon com Arábica” afirmou o prefeito. 

Tela pintada pelo artista mataverdense, João Carlos Aguiar, oranamentou o encontro.