A Câmara Municipal de Almenara, representada pelos vereadores Romércio Oliveira Gobira (Presidente), Dilson Ferreira da Silva  (Dilsim - Vice-Presidente), Marconi Pereira Flores  (Marconi da Saúde - Secretário), Ailton Ferreira de Oliveira  (Tim do São Francisco), Alexsandro Ferreira Souza  (Sandro Augustinho), Euler Gil Batista  (Mister Euler), Luiz Alberto Ferreira Gomes  (Luiz Bocão), Marcos Vinicius Fonseca Prates  (Tôco), Natanael Dias de Sousa  (Nata CDN) e Sérgio dos Reis Gois de Almeida, participou hoje, 14 de junho de 2017, de uma Audiência Pública no MP da Comarca que colocou  em pauta o Inquérito Civil  n° 0017.17.000199-8,  a fim de discutir a questão do esgotamento sanitário doméstico e o saneamento básico no município.
 
Os vereadores Romércio Gobira, Sandro Augustinho, Tôco e Tim do São Francisco foram incisivos e questionaram com os representantes da Copasa sobre o que consideram péssimo serviço da coleta de Esgoto e elevadas tarifas  que incidem  com 90% sobre a conta de água.
 
Os questionamentos dos parlamentares quanto das demais autoridades e de pessoas da sociedade civil organizada foram discutidos e lavrados em ata. 
 
A Audiência teve também a participação ativa do Ministério Público  (Representado por Dr. Moisés Abdala), Adriana Coutinho  (Representante do Prefeito Ademir Gobira), Éder Portella Loyola Gledston Henrique (Copasa), Vanda Miranda (Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente), Juraci Botelho Arruda  (Secretário Municipal de Obras e Transportes), Tenente PM  Daniel  Eler (Polícia de Meio Ambiente), entre outros.