O que seria sinônimo de diversão tem se tornado um problema em Governador Valadares. Os populares trenzinhos da alegria têm crescido em número e circulado pelas ruas da cidade sem critérios e regras de atuação, o que reflete diretamente na prestação do serviço, gerando insegurança para quem utiliza e causando transtornos na cidade. Os problemas vão desde a falta de organização, som alto em horários inadequados ou músicas inapropriadas para o público infantil, até o aliciamento de menores e a falta de formalização de trabalho. Diante de tudo isso, a Prefeitura, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude e Corpo de Bombeiros se uniram para uma ação integrada de regularização dessa situação em Governador Valadares.

Uma reunião foi realizada ontem (30) na 8ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), onde os diversos órgãos e entidades discutiram soluções para os problemas apresentados e propuseram ações imediatas. Ainda ontem, a Gerência de Fiscalização de Posturas do Município notificou os proprietários dos trenzinhos a solicitarem o alvará de funcionamento. Isso significa mais segurança para quem utiliza o serviço e maior controle por parte do município, o que inclui as questões que envolvem reclamações relacionadas à perturbação de sossego.

Os proprietários dos trenzinhos que não se regularizarem imediatamente serão impedidos de circular. As fiscalizações já estão ocorrendo e novas reuniões serão realizadas com a participação de mais órgãos e entidades que deverão somar esforços para garantir a regulamentação do serviço, com a definição de critérios e regras para a circulação desses veículos, visando à proteção dos direitos da criança, mais segurança para quem utiliza o serviço e menos transtornos à população.