A Justiça Federal em Governador Valadares determinou a expedição de mandado de prisão contra o ex-prefeito de Jordânia, Eduardo de Almeida Gobira (PPS), que administrou o município entre os anos de 1997 e 2004. A condenação foi divulgada nesta sexta-feira (3), sendo que a publicação ocorreu no dia anterior.

Segundo a Justiça, a condenação é resultado de denúncia do Ministério Público Federal por irregularidades praticadas pelo ex-prefeito na execução da construção de 117 módulos sanitárias em residências de pessoas carentes. Os recursos eram no valor de R$ 137.353,00 que foram integralmente sacados pela Prefeitura, mas nenhuma obra foi realizada e não houve prestação de contas.

Eduardo Gobira foi condenado pelo crime de desvio e apropriação de recursos públicos com pena de 5 anos e 6 meses de prisão, e ausência de prestação de contas, com pena de 1 ano e 2 meses de reclusão. Esse último crime, no entanto, já prescreveu.

Essa é a sexta condenação de Eduardo de Almeida Gobira pelo crime de apropriação indébita de recursos públicos federais no período em que foi prefeito de Jordânia, porém em algumas das ações ainda transitam na justiça devido a recursos.

Procurada pelo G1, a Polícia Federal em Governador Valadares não informou se o mandado de prisão foi cumprido.