Nesta segunda-feira (20), o  governo federal reconheceu, em publicação no Diário Oficial da União (DOU), o decreto de emergência de Minas Gerais devido ao surto de febre amarela.

Em 2017 já foram registradas 1.012 notificações da doença, 220 casos confirmados e 78 mortes no Estado, outras 174 mortes estão sob suspeita. Até o momento 42 cidades mineiras tem casos confirmados, entre 84 municípios com casos suspeitos. Ainda na segunda-feira o governo mineiro vai publicar um informe atualizado sobre a situação no Estado. 

A decisão abrange as regionais de saúde de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Manhumirim e Teófilo Otoni, abrangendo 152 municípios. Com isso as prefeituras podem pedir apoio emergencial para ações de socorro e assistência para os moradores. A deliberação é respaldada pela Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade), que entende que surtos e epidemias de doenças infecciosas virais são considerados desastres naturais.

A deliberação foi dada por meio de portarias da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional e também abrange a cidade Ibatiba, no Espírito Santo, que fica próxima a divisa com Minas, onde foram registrados oito casos suspeitos, cinco deles em estado grave.

Fonte: FELIPE CASTANHEIRA O Tempo)