Aplicativo usado por 1,2 bilhão de pessoas no planeta, o WhatsApp, "Zap" para os brasileiros, trará um novo elemento de opcional de segurança: a autenticação de acesso em duas etapas para celular, tablet ou desktop. A cada sete dias, sempre que o usuário for fazer login, o código enviado por SMS e a senha serão solicitados. A novidade foi anunciada na última quinta-feira, para proteger os usuários do programa.

A verificação em duas etapas já funciona em uma série de serviços conectados para dificultar acessos indevidos. Em estudo desde novembro do ano passado, a atualização é opcional e chegará de forma gradual aos donos de celular com Android, de iPhone (iOS) e usuários de Windows Phone.

Quando tem de verificar um número, o WhatsApp exige que o usuário do aplicativo insira um número de celular para o qual um código é enviado. Além da sequência de números recebida por SMS, o usuário terá de criar uma senha de seis dígitos. Caso a esqueça, poderá solicitar o envio de um link para desativar a verificação em duas etapas.

“Sempre que o usuário ativar esse recurso, qualquer tentativa de verificar seu número de telefone no WhatsApp deve ser acompanhada de uma senha de seis dígitos”, informa a nota da assessoria do app no Brasil.

Quem ativar o mecanismo de segurança deve ficar atento às regras. A desativação do recurso ou a não inserção da senha pode fazer com que as mensagens sejam apagadas e até mesmo que a conta seja desativada.

Os criadores do WhatsApp alertam sobre a possibilidade de o usuário ser vítima de golpes. Aqueles que receberem e-mails para desativar a verificação em duas etapas, mas não se lembrarem de ter solicitado o envio, devem ignorar a mensagem e não clicar no link. É possível que alguém esteja tentando registrar o número do usuário no WhatsApp.

Pesquisa. Vale lembrar que pesquisa divulgada no final do ano passado, encomendada pelo WhatsApp ao Datafolha, revelou que 57% dos usuários do aplicativo no Brasil acreditam que esse é o meio mais seguro para trocar mensagens on-line. Entre os 2.363 entrevistados pela pesquisa, feita em novembro em 130 cidades, 71% afirmaram trocar mensagens confidenciais ou pessoais. E 42% tiveram conversas de cunho comercial.


PASSO A PASSO PARA ATIVAR A VERIFICAÇÃO

1. Abra o aplicativo e vá até a aba “Configurações”.

2. Escolha o item “Conta”.

3. Selecione “Verificação em duas etapas”.

4. Clique em “Ativar”.

5. Uma vez ativado o recurso, todas as vezes em que o número de telefone associado ao WhatsApp tiver de ser verificado, o usuário terá de inserir a sequência de números recebida por SMS e a senha criada por ele.

6. O usuário poderá ainda incluir um endereço de e-mail ao seu perfil no WhatsApp. Caso esqueça sua senha, poderá solicitar o envio de um link para desativar a verificação em duas etapas.

7. Assim, não há o risco de ficar sem acesso à conta no aplicativo caso se esqueça de seu código de acesso.
 FLASH

Justiça. Pesquisa também revelou que 74% dos entrevistados se disseram contrários à interrupção do WhatsApp, feita três vezes no ano passado, após a empresa não entregar material para investigações criminais.