Adolescentes e universitários, entre 15 e 25 anos, se reúnem durante o período de férias para realizar trabalhos voluntários. São 29 equipes espalhadas pelo leste de Minas Gerais, engajadas no projeto que leva o nome de Missão Calebe. As atividades começaram em dezembro de 2016 e seguem até o dia 28 deste mês. Durante esse período as equipes se concentraram nas maiores necessidades de onde estão localizadas. 

Em Governador Valadares o grupo conta com 13 participantes. Entre eles, a universitária Talita da Cruz Silva, 23, que saiu de Anápolis- GO para fazer parte do projeto aqui em Minas Gerais. “Eu sabia que este projeto estava acontecendo em vários lugares e queria ter essa experiência. Acabei parando em Minas Gerais. Aqui temos a oportunidade de ajudar aos outros, mas é em nós acontece a maior transformação”, comenta.

Phablo Wyctor, líder da equipe, conta como foram os dias de atuação na cidade, para beneficiar o bairro Jardim do Trevo. “Nós arrecadamos alimentos, limpamos a praça, realizamos o projeto do carrinho solidário, que consiste em arrecadar roupas. Depois vendemos essas peças por apenas 1,00. Um valor simbólico que utilizamos para comprar alimentos e doar às famílias carentes”, destacou. 

Em uma das equipes de Almenara, são 18 participantes. Eles se dedicaram a visitar as famílias do bairro Darwim Cordeiro e atender suas maiores necessidades. “Todas as pessoas que nós visitamos, ficam muito agradecidas. Elas ficam aguardando o nosso retorno. Antes, eu não queria muito participar do projeto porque eu não tinha ideia do quão gratificante seria. Hoje, eu agradeço por estar aqui”, fala a estudante Nathália Duarte Miranda, 20, que está realizada com as atividades de férias. O grupo também ofereceu uma feira de saúde para a comunidade, além de aulas de culinária e violão. “Quando as pessoas veem que são os jovens que estão trabalhando sem ganhar nada em troca, elas ficam muito surpresas e acabam recebendo muito bem os voluntários”, explica Carlos Alberto P. de Souza, líder em Almenara.

O projeto começou em 2005 no nordeste do Brasil. Hoje já se espalhou por toda a América do Sul e acontece nos períodos de férias, para que jovens e adolescentes possam participar. O nome, Missão Calebe, é em homenagem a um personagem bíblico, mencionado no livro de Josué, capítulo 14. Quando já estava para se aposentar, Calebe fala para Deus que ainda quer fazer um pouco mais pelas outras pessoas. Sendo assim, o objetivo do projeto é sempre fazer mais pelo próximo. 

 Serviço:

 Municípios contemplados com o projeto no leste de Minas:

Governador Valadares

Teófilo Otoni 

Ipatinga

Águas Formosas

Aimorés

Almenara

Santa Helena de Minas

Capelinha

Conselheiro Pena

Águas Vermelhas

São Domingos das Dores

Araçuaí

São Felix da Minas

Nanuque

Rubim

Saiba como participar:

http://www.adventistas.org/pt/missaocalebe/terra-de-calebe/