Quem assumiu a gestão do Executivo das cidades de Campo Azul, Guaraciama, Ibiracatu e Santa Cruz de Salinas foram os presidentes das respectivas Câmaras Municipais, que assumiram a função de prefeito no momento da posse dos vereadores, também no dia 1º de janeiro.

Em Campo Azul, cidade com 4. 017 eleitores, o Tribunal Superior Eleitoral manteve o indeferimento de registro do candidato José Carlos Pereira de Almeira, de 75 anos, conhecido como Carlim de Cirilo, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).  De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o candidato está inelegível porque teve as contas de um convênio rejeitadas pelo TCU quando foi prefeito da cidade.

Para o G1, o produtor agropecuário disse que entrou com agravo no TSE e, ainda, com pedido de liminar para tomar posse enquanto aguarda o julgamento. A expectativa do candidato é para que o TSE analise os seus pedidos até dia 20 deste mês. Carlim teve 1.857 votos, enquanto o segundo candidato, Arnaldo Alves Oliveira, conhecido como Nardin, do Partido dos Trabalhadores (PT), alcançou 1.455 votos.

Quem assumiu a prefeitura interinamente foi o vereador Geraldo Costa Júnior, de 41 anos, do Partido Solidariedade (SD). Costinha, como é conhecido, está em seu segundo mandado de vereador; pela segunda vez, Costinha foi o vereador mais bem votado do município, com 220 votos. A posse dos vereadores e da Mesa Diretora da Câmara Municipal aconteceu numa igreja da cidade.

O prefeito eleito em Guaraciama também está com problemas na Justiça Eleitoral e quem assumiu a prefeitura da cidade foi o presidente da Câmara, Azemar Cardoso de Oliveira, de 58 anos, do Partido Social Liberal (PSL).

De acordo com o TRE, Francisco Adevaldo Soares Praes, de 53 anos, conhecido como Adevaldo Prates, do Democratas (DEM), o registro do candidato foi indeferido porque ele teve as contas de convênio rejeitadas pelo TCU. O candidato também foi condenado por ato de improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) com suspensão dos direitos políticos por 5 anos e por crime previsto na Lei de Licitações.  O G1 não conseguiu contato com o político.

O município de Ibiracatu tem 6.003 eleitores. De acordo com o TRE, o candidato Orivaldo Alves de Oliveira, de 54 anos, do Partido da República (PR), teve o registro indeferido porque as contas referentes ao exercício de prefeito de 2003 e 2004 foram rejeitadas pela Câmara Municipal. Há, ainda, conforme denúncia, erros no Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), pois houve dissidência e foram lançados dois candidatos pelo partido.

Até a publicação desta reportagem, o G1 não conseguiu falar com o candidato e a defesa de Orivaldo.

Quem assumiu a Prefeitura de Ibiracatu é o presidente eleito da Câmara, vereador José Amador Mendes da Silva (PT), de 50 anos, conhecido como Zé Amador; ele foi eleito ao cargo do Legislativo com 182 votos. Diante deste cenário, a presidência do Legislativo passa a ser ocupada por Marislene Antunes Magalhães, de 47 anos, do Partido Republicano Brasileiro (PRB), eleita vice-presidente da mesa diretora.

Santa Cruz de Salinas

Em Santa Cruz de Salinas, que tem 4.442 eleitores, o prefeito eleito foi Albertino Teixeira da Cruz, de 50 anos, do Partido da Social Democracia Brasileira  (PSDB). Por conta de processo contra o candidato em andamento no TSE, o presidente da Câmara, Florecy Leandro da Silva, de 47 anos, conhecido como Fula, do Partido Progressista (PP), passa a ser o prefeito em exercício.

O Tribunal manteve o registro de Albertino indeferido porque as contas referentes ao exercício de prefeito no ano de 2012, rejeitadas pela Câmara Municipal, e contas de convênio firmado com o Ministério do Turismo, em 2008, foram rejeitadas pelo TCU.

G1 tentou contato com Albertino, eleito com 3.060 votos, mas as ligações não foram atendidas. O segundo colocado nas eleições de Santa Cruz de Salinas com 1.246 votos é Wilton dos Santos Souza,  de 58 anos, conhecido como Iltin (PTB).

O prefeito interino Florecy Leandro foi eleito a vereador com 132 votos. O servidor público venceu a eleição para presidente da Câmara no dia 1º de janeiro e, nesta segunda-feira (2), já assumiu o comando da prefeitura.