O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) prorrogou até o dia 30 de dezembro as inscrições para o processo seletivo que visa preencher 35 vagas no curso técnico em Agropecuária em regime de alternância no Campus Almenara. Criado para atender as comunidades rurais da região do Baixo Jequitinhonha, o curso será o primeiro em regime de alternância a ser ofertado pelo Instituto. A inscrição e todo o curso são inteiramente gratuitos. 

O curso será ofertado na modalidade integrado. Esta modalidade é oferecida a quem já concluiu o ensino fundamental e ainda não cursou o ensino médio. Na forma integrada em regime de alternância, o aluno, com apenas uma matrícula, frequenta curso cujo currículo foi planejado de modo a reunir os conhecimentos do ensino médio às competências da Educação Profissional. 

Os alunos alternarão períodos de duas semanas de aulas presenciais no Campus Almenara, com as disciplinas do ensino médio e as de formação profissional em Agropecuária, e duas semanas de aplicação do conhecimento em suas comunidades rurais de origem. Isso permitirá que eles continuem envolvidos com a atividade produtiva de suas famílias, sem necessidade de se ausentarem da propriedade por longos períodos. 

Inscrição e etapas de seleção 

As inscrições devem ser feitas no Campus do IFNMG em Almenara, no horário das 8h às 17h, ou, nos municípios, nas sedes dos sindicatos das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais associados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), nas sedes locais da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural (Emater-MG) e na Secretaria Municipal de Almenara. 

Há reserva de vagas para egressos de escola pública e para pessoas com deficiência. Para concorrer a essas vagas, é preciso apresentar os documentos exigidos no Edital nº 035/2016, que rege a seleção. 

O candidato que necessitar de atendimento especializado e/ou específico deverá, no ato da inscrição, informar, em campo próprio no formulário de inscrição, a condição que motiva a solicitação de atendimento, de acordo com as opções apresentadas no Edital. 

O processo seletivo acontecerá em duas etapas, mediante realização de prova discursiva, abrangendo objetivos gerais do ensino fundamental, e entrevista. As provas serão realizadas no dia 21 de janeiro de 2017, em local e horário a serem definidos. 

Acesse aqui o Edital nº 35/2016 no endereço eletrônico [ http://www.ifnmg.edu.br/processoseletivo | ifnmg.edu.br/processoseletivo ] .