Em dezembro não vai ser diferente. Pessoas interessadas no desenvolvimento de pautas artísticas e culturais em Minas Gerais têm encontro marcado com profissionais convidados pelo Sesc para diversos debates. O projetoRoda de Conversa anuncia a programação do mês que inclui oficinas e workshops. A participação em todas as atividades é gratuita. No caso das oficinas e workshops, as vagas são limitadas. Por isso é preciso se inscrever por meio dos links indicados neste release.  

As atividades começam em 1º/12, no Sesc Januária (Av. Aeroporto, 250, Aeroporto), Norte de Minas. Serão três oficinas e uma Roda de Conversa. A primeira oficina será às 8h, e terá como tema Uso do cinema como ferramenta de comunicação. As inscrições podem ser feitas aqui. A segunda ocorre às 14h, e terá como mote Oratória: como vencer a timidez e falar em público. As inscrições já estão disponíveis neste link. A terceira oficina, também às 14h, será sobre O olhar fotográfico. Inscrições aqui. Já às 19h, a unidade do Sesc no município ainda receberá um encontro que vai abordar Mídia, arte e comunicação. A arte em tempos midiáticos.

 No Sul do estado, o Sesc Lavras (rua Otacílio Negrão de Lima, 344, Centro) recebe uma oficina de percussão, em 2/12, a partir das 14h, e as inscrições já podem ser feitas aqui. Já às 18h, o Espaço de Convivência da Universidade Federal de Lavras (av. Doutor Sylvio Menicucci, 1001, Kennedy) sediará uma Roda de Conversa com o tema Casa aberta: o tambor e o caminho.

No dia 3/12, o Sesc Montes Claros (rua Viúva Francisco Ribeiro, 200, Centro), no Norte de Minas, recebe, às 19h, um encontro com o tema O teatro e o seu espaço: diversidade, lutas e conquistas. No dia seguinte (4/12), a unidade terá, a partir das 9h, a oficina Exercício básico para atores.

Também em 3/12, o município de Santos Dumont, na Zona da Mata mineira, recebe uma Roda de Conversa sobre A produção do cinema mineiro contemporâneo. Será na Câmara de Vereadores (rua Treze de Maio, 365, 6º andar), a partir das 14h.

No mesmo dia, o Sesc Bom Despacho (av. Maria da Conceição Del Duca, 150, Jaraguá), no Centro-Oeste do estado, recebe, às 9h30, um encontro que vai debater O som que vem do coração: a força rítmica do brincar. Já em 10/12, a unidade contará com mais uma Roda de Conversa, desta vez com o tema Corpos sonoros – explorando o universo da música. Também em 10/12, o Sesc Bom Despacho sedia a oficina homônima à segunda oficina, às 13h30.  

No dia 6/12, o Ceduc Virgílio Reis (rua Joventina da Rocha, 289, Heliópolis), em Belo Horizonte, sedia a Roda de Conversa sobre O consumo de informações e a ação política. Será em dois horários: 9h30 e às 14h. Ainda na capital, o Sesc Santa Quitéria (rua Santa Quitéria, 566, Carlos Prates) recebe, em 18/12, a Roda de ConversaPalco hip hop e a família de rua. Será às 14h. No mesmo dia a unidade ainda receberá oficina homônima à Roda, às 17h. Inscrições aqui. 

Em 7/12, haverá um encontro no Sesc Governador Valadares (Av. Veneza, 877, Grã-Duquesa) que vai abordar o tema Cultura popular e diversidade cultural. Às 19h.

Em 8/12, começam as atividades em Almenara, no Vale do Jequitinhonha. Neste dia, às 19h, o bate-papo será sobre Cultura popular e geração de renda: a profissionalização do artista popular!. Será no Memorial Cultural Dr. Wilson Benevides (rua Treze de Janeiro, 11, Centro). No dia seguinte (9/12), o Sesc Almenara (rodovia BR 367, Km 92, Cidade Nova) recebe a oficina Portfólio e marketing pessoal. Às 19h. Inscrições aqui. Em 16/12, mais uma Roda de Conversa no município, também no Memorial Cultural Dr. Wilson Benevides, a partir das 19h, e com o tema A arte no ensino médio. 

Em 8/12, será a vez do Sesc Poços de Caldas (rua Paraná, 229, Centro), no Sul de Minas, receber, às 20h, um encontro para debater O desconhecimento do Brasil sobre suas populações tradicionais. Em 22/12, mais umaRoda na unidade, desta vez com o tema Cidadania e diversidade na música brasileira de agora. Às 20h.  

Ainda no Sul do estado, em 8/12, o Sesc Pouso Alegre (Av. Vicente Simões, 152, Centro) recebe, às 19h, umaRoda com o tema Mídia, Cultura e Política: Desfazendo mitos e incompreensões. 

A partir de 10/12, as ações têm início em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Haverá um encontro, neste dia, às 9h, no Sesc Teófilo Otoni (av. Bernarda Barbosa Laender, 146, Centro), com o tema Arte urbana em foco. Outras cinco oficinas ainda serão ministradas na unidade local do Sesc, neste mesmo dia. Às 9h começa a que vai abordar técnicas de Estátua viva. Também às 9h, começa atividade voltada para BMX street. Inscrições aqui. Às 13h, tem início a oficina de Beatbox. Inscrições aqui. Já às 15h, começa o workshop voltado para Hip-hop. No mesmo horário haverá uma outra oficina, sobre 'Graffite'.

Em 15/12, o público do Sesc Araxá (rua Dr. Edmar Cunha, 150, Santa Terezinha), no Alto Paranaíba, poderá participar do bate-papo O graffiti e sua função no cenário urbano. Às 19h30. No dia seguinte (16/12), às 18h30, haverá uma oficina homônima. 

SOBRE O 'RODA DE CONVERSA',

A Roda de Conversa, realizado pelo Sesc, foi criado para proporcionar às pessoas uma oportunidade de discussão sobre assuntos relacionados à cultura, por meio de encontros com a participação de especialistas nos temas propostos. Dessa forma, o público se atualiza a respeito do que acontece na área e identifica possibilidades de ampliar os horizontes da produção artística. A ação é itinerante e realizada em todo o território mineiro.

 Para mais detalhes sobre as atividades do Roda de Conversa e outras atrações culturais do Sesc visite a nossaCentral de Programação. 

SERVIÇO

Rodas de Conversa, em Minas Gerais

Datas: de 1º a 22/12 

Horários: Diversos horários, conforme programação

Locais: Diversos endereços, conforme programação

Entrada gratuita 

Informações sobre o evento (público): 
(31) 3270-8100
Informações para a imprensa: Saulo Penaforte (31) 3279-1479 | (31) 98201-1561 | (31) 98766-6951 | (31) 98744-5409 | [email protected]