Foi realizado na tarde dessa sexta-feira (4), um acordo entre o município e os motoristas (e donos de ônibus), através do intermédio da juíza da Comarca, Natália Discacciati Rezende, e do promotor de Justiça Cristiano Moreira Silva.

“Com isso, o ano letivo não ficará comprometido. O município e a Secretaria de Educação estão empenhados nesta questão há meses, porém o repasse para pagamento do transporte escolar vem do Governo do Estado. Estamos sempre em contato com a Secretaria de Estado de Educação, e também enviamos mais de 50 e-mails para deputados que atuam na região pedindo auxílio para a liberação do pagamento.”, informou Nicinha.

A secretária informou ainda que, segundo informações da Secretaria de Estado de Educação, o atraso nos repasses para o transporte escolar tem acontecido em vários dos 853 municípios de Minas, mas o Governo do Estado informou que busca meios para sanar esta questão.

Sobre a paralisação dos motoristas, que gerou manifestações estudantis ontem no Centro de Capelinha, Nicinha explicou: “Os donos de ônibus se preocuparam, com medo de ficar sem receber devido à passagem de um governo para o outro. Mas a juíza e o promotor conversaram com eles, nós expusemos o problema relacionado ao Governo do Estado e eles foram informados que não ficarão sem receber. E, assim, conseguimos convencê-los a voltar ao trabalho, para que nossos estudantes concluam o ano letivo”, salientou a secretária de Educação de Capelinha.

Manifestação estudantil

Estudantes de várias escolas estaduais de Capelinha, das zonas urbana e rural, promoveram uma manifestação pelas principais ruas do Centro da cidade, na manhã de quinta-feira (3), após motoristas de ônibus anunciarem que paralisariam as atividades por falta de pagamento. A categoria não recebe já faz cinco meses.

O protesto, com cartazes e palavras de ordem, começou na Praça do Povo, parou por instantes na porta do Fórum e seguiu até a Prefeitura, onde os estudantes foram recebidos pelo prefeito. No início da tarde, os manifestantes estiveram na Promotoria de Justiça (Ministério Público).

Participaram da manifestação estudantes das escolas Bento Rocha (Vendinhas), Antônio Lago, Juscelino Barbosa, Rosarinha Pimentinha e Geralda Otoni. É grande o número de moradores da zona rural que precisam do transporte escolar para estudar nas escolas da cidade.

PEC 241

A manifestação de estudantes em Capelinha também teve como mote a PEC 241 (agora PEC 55), que congela por 20 anos os investimentos em saúde, educação, previdência social e assistência social. Em Capelinha, já houve outras duas manifestações contra a PEC, uma promovida por Letícia Lima, estudante da Escola Antônio Lago, e outra pelo Sindi-UTE.

Ocupação de escolas

Os estudantes que se manifestaram hoje em Capelinha informaram que pretendem ocupar as escolas Rosarinha Pimenta (bairro Piedade) e Antônio Lago (Centro) após a realização da Prova do Enem (que acontece em todo o Brasil neste fim de semana).

(Fonte: Rosa Santos/Jornal Local)