A suspeita do crime disse aos militares que na noite anterior ela e José Nilton teriam ido para uma festa e ao retornar para casa, entraram em atrito verbal, tendo a vítima lhe agredido com vários socos. Ainda segundo a PM, durante a confecção do registro de ocorrência, a mulher confessou o crime dizendo que no decorrer da briga, por volta das 23h da noite de sábado (22/10), após ser agredida e ameaçada de morte com uma faca, segurou a mão do companheiro e empurrou a arma em direção ao pescoço dele.

Após golpear o homem, a mulher afirmou que saiu correndo. Familiares da suspeita relataram que ela chegou em casa desesperada, dizendo que havia esfaqueado José Nilton, mas não tinha certeza se o mesmo havia falecido. A família da mulher também disse que devido ao ciúme doentio da vítima, Rafaela era agredida fisicamente e psicologicamente constantemente e que o casal fazia uso imoderado de bebida alcoólica.

A Perícia Técnica da Polícia Civil compareceu ao local do crime e após os trabalhos de praxe, o corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML) na sede do município. A suspeita do crime recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil para demais providências. A arma usada para praticar o crime foi apreendida.