O município de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, teve a situação de emergência decretada e publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (4). A situação é decorrente da seca na cidade do interior de Minas Gerais, que afeta principalmente os moradores da área rural, que dependem de água para a agricultura de subsistência.

Segundo o assessor de comunicação da Prefeitura, José Carlos Machado, o decreto possibilita cobrir os prejuízos que os produtores rurais que já tiveram neste ano. A partir do reconhecimento da situação de emergência, há a diminuição do Importo Territorial Rural e a antecipação de benefícios previdenciários.

Ainda de acordo com a assessoria, a economia do município diversificou nas últimas décadas, e não é mais tão dependente da atividade agrícola. Ainda assim, o reflexo da queda da produção rural é sentido principalmente na Feira Livre de Capelinha, famosa no Vale do Jequitinhonha, devido à diminuição da oferta de produtos. As regiões Norte e Oeste do município, localizadas em região de planalto sem a presença de córregos e rios, são as mais afetadas pela seca.

Em relação à água para o consumo humano, a Prefeitura informou que não há problemas de abastecimento na sede urbana, mas há regiões da zona rural que vêm sendo abastecidas por um caminhão-pipa da Prefeitura.