No próximo dia 28 de julho, quinta-feira, o Sebrae Minas, em parceria com a Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs), promove na cidade de Salinas, no Norte do estado, o lançamento da marca Região de Salinas. A cachaça é um dos mais legítimos representantes da produção artesanal mineira e a região é precursora do movimento de valorização deste produto. 

De acordo com a Apacs, a região abriga cerca de 100 produtores distribuídos por seis municípios – Fruta de Leite, Novorizonte, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas e Taiobeiras. A produção total, inteiramente artesanal, chega a 15 milhões de litros por ano, comercializada sob mais de 50 marcas.

Os atributos naturais da região são determinantes para as características do produto e contribuem para definir o terroir, ( relação mais íntima entre o solo e o micro-clima particular) , a exemplo de outras bebidas ao redor do mundo. Estes são, aliás, alguns dos requisitos exigidos pelo INPI para a conquista da marca Região de Salinas.

O lançamento da marca é parte integrante do trabalho que é desenvolvido pelo Sebrae Minas junto aos produtores de cachaça da região. " Nosso objetivo é fortalecer sua marca e origem junto aos diversos compradores e consumidores”, ressalta o analista do Sebrae Minas, Ricardo Boscaro.

 Os produtores foram orientados sobre a importância do trabalho em grupo, o fortalecimento do associativismo, a revisão do regulamento de uso da Indicação de Procedência e a análise do mercado.

Produtores destacam a importância da marca Região de Salinas

 Edson Souza Martins produz a cachaça ‘Encantos da Marquesa’ há nove anos na região. Ele acredita que a criação da marca Região de Salinas é fundamental para alavancar ainda mais a produção da bebida. “ Temos uma cachaça de alta qualidade e essa identificação regional que está sendo criada vai ajudar a valorizar nosso produto, dar maior visibilidade no circuito turístico e contribuir para a diminuição da informalidade, que prejudica quem trabalha dentro da lei e paga os impostos” diz. 

Edson Souza produziu 60 mil litros de cachaça em 2015 e tem a expectativa de repetir esse numero este ano. Ele acredita  ainda que a marca  regional vai contribuir para a exportação, o que também incrementa o seu negócio. O produtor já vendeu o seu produto para a Alemanha e agora está acertando  a comercialização para a Itália,

 Dono da marca “Tabua”, em Salinas, Lucas Mendes destaca que a criação da marca Região de Salinas é importante tanto para os produtores como para os consumidores. “Com essa marca vamos criar uma identificação geográfica com o público, que terá a confiança de que, ao adquirir uma cachaça aqui da região, vai consumir um produto com todas as características e qualidades da autêntica cachaça de Salinas. Vamos criar um feedback com o nosso consumidor” argumenta Lucas, que também vende a bebida para a Alemanha.

 O  presidente da Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs), Aldeir Xavier de Oliveira reforça que a criação da marca tem o objetivo de certificar quais são as cachaças que verdadeiramente são produzida na região. “ Muitas cachaças encontradas e que são tidas como produzidas na região de Salinas são de outras regiões. Então, com este selo, vamos certificar o que realmente é produzido aqui. Isso  valoriza as nossas marcas, que têm a nossa  qualidade. Vamos vender um produto que tem origem e procedência ”, afirma.

 SERVIÇO

  Lançamento da marca Região de Salinas - Salinas/MG

Data: 28 de julho, quinta-feira

Horário: 18h30

Local: Museu da Cachaça

Informações: (31) 3379.9128