O Brasil vai ser representado na principal competição da Microsoft voltada para tecnologias desenvolvidas por estudantes. Além dos brasileiros, outras 35 equipes finalistas da "Imagine Cup 2016", como é chamado o evento, irão a Seattle, nos EUA, na própria sede da empresa para a última fase da disputa 

Imagine Cup 2016

A equipe brasileira é a Tower Up, que desenvolveu um jogo de aventura inspirado na região do Vale do Jequitinhonha. Lá é uma das regiões mais carentes, e o game busca exatamente a valorização da área e o desenvolvimento de um trabalho social. A equipe de Belo Horizonte batizou a criação com o carinhoso nome de "O Sonho de Jequi".

Além do time brasileiro, que compete na categoria "Jogos", outros   grupos representam a América Latina na final. São eles: Equador, Guatemala e México. A Guatemala participa na categoria "Inovação", com trabalho chamado "Aplicação projetada para ajudar a combater o roubo de celulares". As equipes do Equador e México estão na categoria "Cidadania", com aplicativos que ajudam na comunicação entre deficientes visuais e demais pessoas e um aplicativo para diagnósticos médicos, respectivamente.

blog da Microsoft destaca grande inteligência mostrada pelos finalistas e o autor do texto, Pablo Veramendi, gerente de Competição da Imagine Cup, alega que a final será um momento especial: "A inteligência das equipes dos finalistas mundiais deste ano é impressionante. Desde incríveis conceitos de jogos a dispositivos que salvam vidas até soluções que poderiam revolucionar a maneira como fazemos negócios, ninguém deixará a Imagine Cup sem ser tocado ou inspirado por essas ideias quando a competição terminar e um novo campeão for escolhido".