A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), publicou na edição desta quarta-feira (15/06) do Minas Gerais, o Aviso de Licitação para concessão patrocinada do Aeroporto Regional do Vale do Aço (Usiminas), localizado no município de Santana do Paraíso a 6 Km do centro de Ipatinga. De acordo com edital, o prazo previsto para a concessão é de 30 anos, prorrogável por mais 5 anos e o valor estimado do contrato é de R$ 212,07 milhões.

A concessão do Aeroporto Regional do Vale do Aço, antes denominado como Aeroporto de Ipatinga e Aeroporto da Usiminas, visa melhorar a qualidade dos serviços e a infraestrutura aeroportuária para os usuários, ampliar a oferta de transporte aéreo e incrementar a rede de aviação regional. Classificado como Público, o aeroporto atualmente é de responsabilidade do Governo do Estado de Minas Gerais, conforme convênio de delegação 023/2016, celebrado com o Governo Federal através da Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR).

O aeroporto é de grande importância econômica e social para a região do Vale do Aço por atender às demandas que surgem devido ao significativo número de empresas e indústrias existentes, como consequência de sua vocação logística, dada a possibilidade de integração com os principais eixos econômicos do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. No ano de 2015, registrou o movimento de 4218 pousos e decolagens, com transporte de 142.960 passageiros.

As empresas e/ou consórcios interessados deverão protocolizar suas propostas no dia 01 de agosto de 2016, de 09h as 17h, no Setor de Protocolo da Cidade Administrativa de Minas Gerais - Edifício Minas, 1º andar, ou enviá-las pelos Correios para recebimento na mesma data. O edital encontra-se disponível para consulta e download no site