A Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig está executando as obras que vão levar, até o final de 2018, energia elétrica para mais de 50 mil propriedades rurais espalhadas pelo estado. De acordo com o presidente da Concessionária, Mauro Borges Lemos, 60% dessas obras correspondem ao déficit de mais de 30 mil ligações que a empresa acumula desde 2010. O investimento total previsto é superior a R$ 1,4 bilhão.

Na execução do programa, serão instalados cerca de 15 mil quilômetros de rede de distribuição – quase meia volta ao redor da Terra – e mais de 40 mil transformadores, assim como milhares de postes e um volume considerável de outros materiais. Neste primeiro ano de execução do Plano de Universalização da Eletrificação Rural, a Cemig estima que cerca de 35% das 30 mil ligações em atraso serão concluídas, o que representa a universalização de 279 municípios.  A meta, ainda, é concluir os serviços em outros 387 municípios até dezembro de 2017 e atingir o total de 774 – ou seja, todos as cidades sob concessão da Cemig – até o final de 2018.

Segundo Mauro Borges, os maiores déficits estão no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha, porém a Cemig está dialogando com os prefeitos de todo o estado para priorizar as demandas mais urgentes de cada município. “Como herdamos diversas obras da gestão anterior, temos que nos apressar, caso contrário a execução em dia dos novos projetos que entrarem em nossa carteira também será prejudicada”, ponderou.

O diretor de Distribuição e Comercialização da Cemig, Ricardo José Charbel, lembra que, mesmo com as dificuldades que passam os municípios e o país, a Cemig defende junto aos seus acionistas a importância de investimentos na expansão das redes de energia elétrica.