Gustavo França Borges é um ex-atleta brasileiro de natação, ganhador da medalha de prata nos 100 metros de livre estilo nas Olimpíadas de 1992 em Barcelona e nos 200 livre em Atlanta 96. Ele participou de quatro Jogos Olímpicos (1992 a 2004), conquistando um total de quatro medalhas.2 Foi ainda campeão da NCAA divisão I.

Atualmente, Gustavo reside em São Paulo. Ele já morou em Jacksonville e foi estudante na Universidade de Michigan em Ann Arbor, tendo se formado em Economia.

Representou os clubes A. A. Ituveravense, A. A. Francana, São Carlos Clube, Vasco da Gama e Esporte Clube Pinheiros .

Foi guiado pelo treinador de natação Jon Urbanchek, que também treinou grandes nadadores como Eric Namesnik e Marcel Wouda nos anos 90.

Gustavo Borges, considerado um dos principais atletas da história da natação brasileira, foi o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas. É o atleta com o maior número total de medalhas em Jogos Pan-americanos, com 19. É também o terceiro atleta brasileiro com maior número de medalhas de ouro em Pans, oito, logo atrás de Hugo Hoyama, que conquistou sua décima medalha nos Jogos Pan-americanos de 2011, em Guadalajara (México); e do nadador Thiago Pereira, dono de 12 medalhas de ouro.

O brasileiro obteve em 1993 três recordes mundiais em piscina curta. O primeiro foi em 2 de julho, no Troféu José Finkel, em Santos, SP. Borges fez 47s94 nos 100 metros livres, recorde que durou até 1 de janeiro de 1994, quando foi batido por Alexander Popov.

Já no final do ano, no Campeonato Mundial de Natação em Piscina Curta de 1995 realizado no Rio de Janeiro, se torna bicampeão do revezamento 4x100m livres, além de ganhar o ouro dos 200 metros livres, a prata nos 100 metros livres e o bronze nos 4x200 metros livres.2 10

 Em uma atitude de campeão, o nadador mandou um abraço ao Portal de Notícias Diario do Jequi.

Confiram no vídeo.