A Câmara Municipal de Almenara, representada pelos Vereadores Vanda Miranda e Demão, participou de duas importantes reuniões na cidade de Diamantina, oportunidade para discutir a expansão da UFVJM e consequente implantação dos Campi da Universidade Federal dos Vales dos Jequitinhonha e Mucuri nas cidades de Almenara, Capelinha, Araçuaí, Januária e Nanuque. 

A primeira reunião aconteceu dia 26 de outubro e a segunda dia 23 de novembro, sendo palco para tanto a Reitoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com a participação dos representantes dos municípios potencialmente aptos a receberem a instalação de novos campi da Universidade, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os anos de 2012 a 2016. Vale ressaltar que uma das consequências positivas da expansão universitária é o desenvolvimento dos municípios e das regiões circunvizinhas.

A expansão de universidades federais requer elevados investimentos financeiros e de pessoal, assim como a autorização do Ministério da Educação (MEC). Por isso, a reunião apresentou a situação do possível processo de criação de novos campi e articulou, organizou a atuação conjunta da reitoria com a sociedade civil e com as forças políticas das regiões para viabilizar a concretização dessa demanda.

O encontro ocorreu no Campus JK, em Diamantina, no prédio da reitoria, ocasião em que os Vereadores Vanda Miranda e Demão defenderam de forma vibrante a cidade de Almenara, destacando que a implantação do Campus da UFVJM em Almenara representa um grande avanço porque fornecerá ensino de qualidade e irá fomentar desenvolvimento em mais 16 municípios da região, além de outros do extremo sul do Estado da Bahia.

Para Vanda Miranda e Demão, o mais importante no contexto das reuniões foi a união dos municípios em torno da expansão da UFVJM, para sensibilizar o Governo Federal no sentido de agilizar a implantação da Universidade nestas cidades, compromissos do ex-presidente Lula e também da presidenta Dilma. Os representantes de Almenara destacaram também a receptividade calorosa do Reitor Gilciano e dos Pro-Reitores da UFVJM. 

Os Vereadores Vanda Miranda e Demão observaram também, na ocasião, a grande dificuldade de disponibilização de recursos para expansão da UFVJM. Mas argumentaram que a união dos municípios que serão contemplados podem fazer a diferença junto ao Governo Federal, representado na oportunidade pelo deputado federal Reginaldo Lopes, com apoio dos deputados estaduais Dr. Jean Freire e Cristiano Júnior.


Conforme os representantes da UFVJM, outras reuniões acontecerão em breve após planejamento entre a reitoria e representantes do Governo Federal