Uma importantíssima reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira (05) na Nova Associação dos Municípios do Baixo Jequitinhonha (AMBAJ) na cidade de Almenara, Vale do Jequitinhonha. A reunião foi presidida por uma equipe da 23ª Companhia de Engenharia de Combate do Exército Nacional, da cidade de Ipameri-GO.

Estavam presentes na reunião, o presidente da Nova AMBAJ e também prefeito da cidade de Bandeira, o Sr. Antônio Rodrigues dos Santos; a chefe de gabinete do Município de Almenara, Srª. Cida Ferraz; a prefeita da cidade de Jequitinhonha, Iracilda Dias da Silva (Sinha); o prefeito da cidade de Rubim, Evandro Tiago de Aguilar; o prefeito de Joaíma, Donizete Lemos Gomes; o secretário administrativo da cidade de Santa Maria do Salto, Jânio Viana; Tenente da Policia Militar Rodoviária, Carlos Prates; Sub-tenente Nogueira; representante do SESC, Patrícia; engenheiro do DER, Vinicius Gatti e convidados.

A reunião tratou do assunto da construção da ponte provisória do Exército, que será construída sobre o Córrego Rubim do Sul, em substituição a que foi totalmente incendiada. A ponte metálica tem capacidade para um vão de até 60 metros, suporta 80 toneladas de peso, e leva em torno de 15 dias para ser construída. É uma ponte de via única; por tanto, terá o seu fluxo alternado. A previsão é que até do dia 25 deste mês, a ponte já esteja construída.

Para ser construída, o exercito fará um trabalho de terraplanagem na cabeceira do córrego, e uma elevação de 4 metros para evitar risco com as chuvas. O Córrego Rubim do Sul terá seu curso mudado, diminuindo assim, os vários braços no qual se divide. A operação de construção contará com um plantel de 35 homens, 16 veículos terrestres. Após a construção da ponte, uma equipe de 14 homens estará se revezando para manter a segurança no local, durante 24 horas, no período de até seis meses.

Durante todo este intercurso, o Exército fará um trabalho na comunidade almenarense, conhecido como Mão Amiga. Este trabalho envolve atendimento médico especializado, odontologia, palestras nas escolas e em locais públicos e ações cívico sociais.

Segundo o presidente da Nova AMBAJ, Antônio Rodrigues, que foi o primeiro prefeito a se mobilizar pela construção de uma nova ponte na BR - 367, antes mesma desta tragédia anunciada, o projeto de construção da nova ponte de concreto poderá sair até o dia 20 deste mês. Presidente ainda deixou a sede da Nova AMBAJ à disposição do Exército para eventuais necessidades, e disse que estará acompanhando pessoalmente todo este trabalho para garantir a efetividade do mesmo.

O Diário do Jequi estará fazendo toda a cobertura desta operação, para que você possa de onde estiver acompanhar conosco todo este processo.