A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) está organizando uma caravana de 300 cafeicultores do interior de Minas Gerais, para participar da Semana Internacional do Café. O evento começa nesta quinta-feira, 24 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, e a chegada dos produtores está prevista para sexta-feira. Segundo o coordenador técnico de cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussu, a iniciativa tem como objetivo aproximar mais os produtores do mercado consumidor de café.

"Estamos trazendo principalmente agricultores familiares da Zona da Mata. A maioria nunca teve contato com esse tipo de evento. Eles não terão custo nenhum, nem com ingressos ou alimentação. Será uma ótima oportunidade para conhecerem os processos de industrialização e tendências do mercado consumidor", afirma. Os custos da carnavana foram cobertos pela organização do evento.

Bernardino Cangussu ressalta que para ter melhor aceitação de seu produto, os cafeicultores têm que cumprir determinadas exigências do mercado: "E nem sempre eles têm conhecimento disso. Na Semana Internacional do Café, os produtores vão ter contato direto com as indústrias e com os consumidores, e poderão fazer as adequações para melhorar seu produto e obter um melhor preço."

A Semana Internacional do Café deve reunir, até sábado, na capital mineira, mais de 12 mil profissionais da cadeia produtiva. O encontro é um dos principais do setor cafeeiro no Brasil e reúne produtores, torrefadores, exportadores e especialistas no café, em busca de novas tecnologias e oportunidades de negócios.

Nos pavilhões do Expominas, serão realizados simultaneamente vários eventos com o objetivo de gerar negócios diretos e também apresentar ideias e tendências para novos empreendimentos no setor de café no Brasil. Entre as diversas atrações de interesse dos produtores, a Semana Internacional do Café terá cursos técnicos e práticos, em que mestres de torra mostrarão como torrar corretamente o café, para garantir a qualidade do produto final. Os especialistas também vão abordar aspectos de gestão de microtorrefações.

E, no 10º Espaço Café Brasil, será montada uma feira de negócios com área de exposições de produtos e serviços para toda a cadeia do café. Estandes mostrarão as últimas novidades do setor para os produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, baristas e consumidores.

"É importante que os produtores conheçam mais sobre a industrialização do café, inclusive pequenas fábricas que podem ser feitas por eles, individualmente ou em associações", destaca Cangussu. "Essa visão desperta o interesse sobre outra ponta da cadeia que normalmente os produtores não têm oportunidade de lidar, no dia a dia da propriedade", explica o coordenador de cafeicultura da Emater-MG.

A Semana Internacional do Café é promovida pelo Governo de Minas, Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Sebrae e Café Editora.