A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig está instalando um sistema de medição de perdas técnicas nos terminais das Linhas de Distribuição de suas subestações. O Objetivo do projeto é aumentar a precisão com que as perdas do sistema elétrico são calculadas, proporcionando a identificação de possíveis falhas, além de estratégias mais eficientes para minimizar as perdas.

A Empresa está investindo R$275 mil reais no projeto só nas subestações do Leste. Segundo o engenheiro de empreendimento da Cemig, Aguinaldo Lopes, a questão das perdas vem ganhando cada vez mais importância no setor elétrico. “Em um cenário de crise hídrica, em que os recursos para geração de energia estão escassos, tornar a distribuição ainda mais eficiente é primordial”.

Seguindo as exigência do órgão regulatório, o sistema já foi instalado na Subestação de Caratinga e, no inicio deste mês, em Barão de Cocais 4. A previsão é que outras nove subestações da Cemig na região recebam o sistema ainda este ano: Governador Valadares 2, Ipatinga 2, Teófilo Otoni, Guanhães 2, Sabinópolis, Peçanha 2, Jequitinhonha, Araçuaí 1 e Padre Paraíso.