A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig investiu cerca de R$ 11 milhões na ampliação da subestação (SE) Barão de Cocais 4 e na construção da linha de distribuição (LD) que liga a instalação à subestação da Samarco.

O empreendimento, finalizado no início deste mês, irá possibilitar a expansão da atividade industrial na região, com o aumento de 22% da potência instalada da SE, que passou a operar com a capacidade de  81 MVA contra os 66 MVA originais.

Já a  nova LD vai propiciar um aumento de 47 MVA na potência elétrica disponibilizada, o que seria suficiente para atender a demanda de cerca de 90 mil consumidores.

A SE Barão de Cocais 4 conta agora com mais cinco alimentadores, o que melhora a distribuição de energia para os consumidores. Foram instalados ainda dois bancos de capacitores, dispositivos responsáveis pelo nível da tensão da energia fornecida ao cliente. 

Com a ampliação, a instalação passou operar com um transformador de 138/13,8KV, um disjuntor geral (dispositivo de proteção do sistema elétrico) e um religador de transferência. Este equipamento permite que, em caso de falha no alimentador ou em outro religador, manobras sejam efetuadas para tornar o reestabelecimento de energia muito mais ágil.