A Câmara Municipal de Almenara, representada pela Vereadora Enivanda Alves Miranda (Vanda Miranda), participou, dia 17 de julho de 2015, de mais um importante evento da Rebio Mata Escura, na cidade de Jequitinhonha. O evento aconteceu na sede do Clube Campestre e reuniu integrantes do Conselho Consultivo da Reserva Biológica da Mata Escura, do qual a Vereadora Vanda Miranda é titular representando o Legislativo Almenarense. 
 
Na pauta, entre outros assuntos, capacitação dos conselheiros da Rebio Mata Escura, definição da data para a capacitação, formas de divulgação dos trabalhos da Rebio, bem como novas metas e dificuldades a serem superadas pelo Conselho Consultivo. A reunião foi conduzida por Márcia de Souza Nogueira, Chefe da Reserva Biológica da Mata Escura, que detalhou de maneira objetiva as novas metas a serem alcançadas pelo Conselho Consultivo ainda em 2015. 
 
Para a Vereadora Vanda Miranda, a Reserva Biológica da Mata Escura é um patrimônio regional da mais alta relevância ecológico/social e o objetivo de transformá-la em Parque vai de encontro às novas perspectivas de progresso para o Vale do Jequitinhonha como um todo. Afinal, segundo ela, “fomentaria o turismo ecológico e as comunidades no entorno do Parque da Mata Escura ganhariam inúmeros benefícios.”