A Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig integra a lista das 20 empresas mais transparentes do País, entre as corporações de capital aberto com faturamento acima de R$ 5 bilhões. O reconhecimento veio com o Troféu Transparência, concedido pela Anefac-Fipecafi-Serasa Experian. A cerimônia de entrega do prêmio às vencedoras do 19º Troféu Transparência acontece no dia 24 de setembro, em São Paulo.

A Cemig permanece há 12 edições consecutivas e, para o superintendente de Controladoria da Cemig, Leonardo George de Magalhães, essa premiação representa o reconhecimento externo do esforço da Cemig em ser transparente na divulgação das suas operações, com clareza e de forma adequada.

"Como empresa do setor de energia elétrica e de gás, com mais de dez milhões de clientes, e também de capital aberto, com milhares de acionistas em todo o mundo, ser transparente e prover informações úteis e de qualidade à sociedade é um dever. Dessa forma, graças ao talento e comprometimento da equipe, é que abraçamos o desafio da busca contínua de melhoria na qualidade das Demonstrações Financeiras da Cemig, sendo que esse troféu vem indicar que estamos no caminho certo", declara.

Troféu Transparência

Criado em 1997, o prêmio incentiva a transparência corporativa no mercado, reconhecendo publicamente e homenageando as empresas que demonstram mais clareza na divulgação dos seus balanços contábeis.

O Troféu Transparência avalia a qualidade e o grau das informações contidas nas demonstrações e notas explicativas, a transparência das informações prestadas, a qualidade e consistência do relatório de administração, a aderência aos princípios contábeis, entre outros. Ao todo são três categorias da premiação: Empresas de Capital Aberto (com faturamento acima de e até R$ 5 bilhões) e Empresas de Capital Fechado.