Em sessão solene realizada na tarde deste domingo, 19 de julho, a Câmara Municipal de Almenara empossou o médico Dr. Manfredo Pereira de Souza como novo prefeito do município mais importante do Baixo/Médio Jequitinhonha.

O fato se deu em decorrência da extinção do mandato eletivo da ex-prefeita Fabiany Ferraz Gil Figueiredo através do Decreto Legislativo nº 16/2015, de 16/07/2015, face a suspensão dos direitos políticos por quatro anos por força de decisão condenatória transitado em julgado nos autos da Ação Civil Público de Improbidade nº 0068212-68.2010.813.0017 e considerando o trânsito em julgado da decisão condenatória, ocorrida em 26.06.2015, conforme acórdão da 6ª Câmara Cível do Egrégio Tribunal de Justiça de Minas Gerais, proferido nos autos da Apelação nº 10017.12.006821.-2/001, ficando desta forma, declarado a vacância do cargo.

A solenidade foi conduzida de forma objetiva pelo Presidente da Casa, Vereador Geraldo Antônio Tadeu Fonseca (Dino Fonseca), e contou ainda com as presenças dos seguintes Vereadores: Israel Silva Araújo (Israel da Pedra Grande - Vice-Presidente), Alexsandro Ferreira Souza (Sandro Augustinho – Secretário), Carlos Milton Pereira Campos (Poquinha), Cláudio da Silva Machado (Cláudio da Farmácia), Enivanda Alves Miranda (Vanda Miranda), Manoel Batista Silva (Messias do Hospital), Leandro Rocha Santos (Leo Rocha), Wander Conceição Farias (Wandão) e Iranilton Oliveira Santos (Sabá).

O Presidente do Legislativo, Dino Fonseca, em seu breve pronunciamento, logo depois da posse do novo prefeito, destacou a importância do ato, esclareceu que o limite naquela Casa é a Lei, e aproveitou para desejar sucesso a Dr. Manfredo Pereira de Souza. Por sua vez, muito emocionado, o novo chefe do Executivo Almenarense enfatizou que a vida é feita de desafios. E que recebia a nova missão com orgulho, porém, com muita humildade, o desafio de administrar Almenara. Para tanto pediu a Deus, sabedoria, persistência, tolerância e sua bênção. Ao povo de Almenara, Dr. Manfredo pediu apoio, compreensão e paciência. 

Destacou que é preciso harmonia entre os Poderes Executivo e Legislativo, cuja finalidade é a luta constante em prol do desenvolvimento e do progresso de Almenara. E completou: “Usaremos com muito rigor, seriedade e prioridade, os parcos recursos que teremos disponíveis para o nosso município. Precisamos, também, voltar a nossa atenção para os setores sociais e econômicos, para dinamizarmos ações nas áreas de saúde, educação, segurança pública, meio ambiente, transportes, saneamento básico, entre outras, porque Almenara é polo regional de desenvolvimento e referência para todo o Vale do Jequitinhonha.” 

Depois de observar o momento difícil que vive o país e consequentemente os municípios brasileiros diante de uma grave crise econômica e política, Dr. Manfredo esclareceu que a missão de ser prefeito requer muito trabalho e, para isso, precisa do apoio de todos os almenarenses. E finalizou: “Quero agradecer a Deus por nos confiar missão tão nobre. Quero agradecer o apoio da minha família, o apoio do povo de Almenara, bem como de todos aqueles que desejam uma Almenara repleta de progresso. NOVOS TEMPOS VIRÃO.”