Aconteceu, na manhã desta quinta-feira (21), no auditório da nova AMBAJ – Associação dos Municípios do Baixo Jequitinhonha – em Almenara, no vale do Jequitinhonha, um encontro entre os prefeitos da região e o chefe da SEDINOR – Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais – deputado Paulo Guedes, a respeito do Projeto Pé na Estrada. No evento foram discutidas as principais ações do Sistema Sedinor/Idene, como os programas Água para Todos, Leite pela Vida, Brasil Alfabetizado, Artesanato em Movimento e o Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR) – todos voltados para a redução das desigualdades e o consequente desenvolvimento das regiões de abrangência da Secretaria.

O encontro contou com a participação de prefeitos, secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias 15 municípios (Almenara, Bandeira, Divisópolis, Jacinto, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, Mata Verde, Monte Formoso, Palmópolis, Rio do Prado, Rubim, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto e Santo Antônio do Jacinto).

O evento teve início às 09 horas da manhã. O primeiro a fazer uso da palavra foi o presidente da Nova AMBAJ, Antonio Rodrigues, prefeito da cidade de Bandeira. Ele destacou que o Projeto Pé na Estrada teve início em uma reunião entre os prefeitos dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, ocorrida na cidade de Teófilo Otoni, no início do ano.

O presidente da associação destacou os problemas enfrentados pelos municípios da região, devido à má situação financeira. Ele atacou outro problema persistente: o atraso no repasse da verba do transporte escolar, que só é feito em junho, quando as aulas já estão bem adiantadas, deixando os primeiros meses a cargo das prefeituras, sobrecarregando as contas municipais.

Em seguida, discursou a anfitriã do evento, a prefeita de Almenara, Fabiany Ferraz. Ela deu as boas vindas a Paulo Guedes e aos demais presentes na reunião. Após ela, discursaram a prefeita de Jequitinhonha, Iracilda (Sinha) – que elogiou a disposição do governo estadual de reaproximar Belo Horizonte e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri – e o prefeito de Fronteira dos Vales, Dr. Branco – representando o Vale do Mucuri. Ele elogiou o novo formato do governo estadual, que busca uma maior aproximação com o povo.

Após eles, discursou o Dr. Jean Freire, deputado estadual mais bem votado do Vale do Jequitinhonha, que tem se mostrado bem combativo em defesa das causas do Vale, sendo a mais recente a reforma e reabertura da ponte de Almenara, que se encontrava interditada desde o mês de janeiro, devido a um problema estrutural. Alem disto, ele luta pela completa pavimentação da BR-367, no trecho entre Almenara e Salto da Divisa, que ainda é de terra.

O último a discursar foi o deputado Paulo Guedes, chefe da SEDINOR. Antes, porém, ele assinou algumas ordens de serviço para a implantação de um sistema alternativo de coleta de água para comunidades rurais, beneficiando os municípios de Almenara, Bandeira, Mata Verde e Jacinto.

Após a assinatura das ordens, ele iniciou seu discurso. Paulo Guedes afirmou que a SEDINOR foi a secretaria estadual que recebeu menos recursos da gestão anterior. Um dos pontos atacados pelo deputado e alguns dos oradores anteriores, foi a lei Robin Hood, que, segundo eles, criou critérios distorcidos, beneficiando mais uma região do que outra no repasse do ICMS Florestal.

Paulo Guedes destacou o Projeto Pé na Estrada, segundo ele, uma forma de aproximar mais o governo e a população, possibilitando às secretarias conhecer mais a realidade das regiões mais afastadas da capital.

No encerramento do discurso, o chefe da SEDINOR conclamou todos os prefeitos da região a se unirem, independente da orientação partidária, e agradeceu a presença de todos.