Estão abertas, até o dia 13 de maio, as inscrições para o projeto Cachola Empreendedora – Laboratório de ideias. Durante o ano de 2015, o projeto vai promover encontros entre jovens de municípios do baixo Jequitinhonha e estimular o desenvolvimento de soluções para demandas locais. O Cachola é uma iniciativa da Fundação Telefônica (SP), em parceria com a Oficina de Imagens (Belo Horizonte), o Cededica-Vale (Pedra Azul) e a organização Monsa (Almenara). 

Podem se inscrever jovens de 15 a 29 anos, moradores de Almenara e Jequitinhonha. O principal critério para a participação é o interesse e a disposição para propor ideias transformadoras. Serão selecionados 105 jovens, que vão participar de encontros presenciais em Almenara e atividades a distância por meio de grupos do Facebook. 

A partir de um diagnóstico das demandas dos municípios, os jovens vão propor ideias para solucionar problemas ou potencializar iniciativas de suas comunidades. As ideias serão testadas e desenvolvidas ao longo do ano, com o apoio de educadores e profissionais. Para isso, o grupo terá formações em empreendedorismo, tecnologia, mobilização social e direitos das juventudes. Ao fim do projeto, uma ideia poderá ser escolhida para receber apoio da Fundação Telefônica.