Foi entregue a população de Almenara, nesta sexta-feira (17), a Biblioteca Digital SESI Indústria do Conhecimento. A Biblioteca possui um acervo de 1200 livros, 08 computadores com acesso à internet, gibiteca, DVDteca, ar-condicionado, tornando-a um ambiente propício para leitura, pesquisa e estudos, ou seja, favorece a aquisição do conhecimento.

Esta biblioteca recebeu o nome de biblioteca Darcy Rodrigues pereira – também conhecido como ioiô de balbino. A razão para a escolha deste nome foi homenagear um dos filhos ilustres desta terra, um homem que lutou para criar seus filhos, incentivando os estudos deles e contribuindo para a formação da sociedade almenarense.

O evento contou com as presenças do Sr. Adail Martins, defensor público; Dr. Aldivar Alves Moreira, proeminente advogado; Dr. Manfredo Pereira de Souza, genro do homenageado e vice-prefeito desta cidade, entre outros.

O discurso inicial foi feito pelo poeta Luiz Edmundo Alves, filho de Mário de Souza, que, ao lado de duas de suas alunas do Instituto Mário de Souza, declamou poesias e leu textos de incentivo à prática de leitura, destacando seus principais benefícios. Após ele, discursaram o vice-prefeito, Dr. Manfredo Pereira, o Sr. José Rodrigues Pereira (filho do homenageado), e seu filho, Balbino Figueiredo (diretor da FIEMG), um dos responsáveis por trazer a biblioteca para a cidade.

O discurso de encerramento foi feito pela Prefeita Municipal, Fabiany Ferraz Gil Figueiredo, que destacou a luta para que a biblioteca viesse para a Almenara e falou ainda da importância de ter na cidade um lugar que permita acesso ao conhecimento, quesito essencial para a interpretação da realidade, abrindo novas possibilidades de apreensão e compreensão do real. Em seguida, cortou a fita e descobriu a placa, inaugurando oficialmente a Biblioteca Darcy Rodrigues Pereira.

A biblioteca funcionará de segunda a sexta, das 09 às 11 e das 14 às 17.