Em 2014, a imagem institucional dos Correios obteve a melhor avaliação junto à população brasileira dentro do período dos últimos 12 anos, atingindo o percentual de 87,8%. O indicador é o resultado da avaliação de diversos aspectos e atributos como confiança, eficiência e satisfação geral, entre outros.

Em comparação com a última pesquisa, realizada em 2012, os Correios subiram 5,4%.

A pesquisa também confirmou a estatal entre as instituições de maior credibilidade dos brasileiros. Os Correios alcançaram o 2º lugar com 92,3%, ficando atrás apenas da Família, que obteve 93,5%. Em 2012, os Correios haviam ficado em 3º lugar como instituição mais confiável, atrás da Família e dos Bombeiros.

O resultado nacional aponta ainda que 97,9% dos entrevistados estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o atendimento realizado nas agências e 96,3% com a entrega de correspondências em domicílio.

Em relação às entregas de encomendas, a satisfação dos clientes com os Correios ficou 10 pontos percentuais acima da concorrência. Entre esses entrevistados, que já utilizaram serviços de outras empresas, 93,2% afirmaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços dos Correios, enquanto o índice de satisfação com os concorrentes foi de 83,1%.

Os bons resultados da pesquisa comprovam o êxito do processo de revitalização dos Correios, iniciado em 2011, com a sanção da Lei 12.490/11 pela presidenta Dilma Rousseff. Nos últimos quatro anos, foram investidos mais de R$ 1,7 bilhão em infraestrutura e a empresa contratou mais de 20 mil novos empregados, o que refletiu na melhoria dos indicadores de qualidade.

A Pesquisa de Satisfação e Imagem Institucional é realizada a cada dois anos. Em 2014, foi realizada pelo Instituto NC Pinheiro e apresentada nesta quinta-feira (12), na sede dos Correios, em Brasília.