O novo projeto da cidade visa criar um centro cultural que incopore programações de oficinas, apresentações artísticas, cineclube, palestras e ensaios, mas também ofereça espaço para residentes artísticos, que podem ser das áreas de artes visuais, dança, música, filosofia, poesia, dentre outras áreas de conhecimento criativo que queiram trocar experiências com os moradores de Pedra Azul.

Batizado de Área Criativa, o projeto, que é idealizado por Bruno Vilela e Breno Silva, com colaboração de Brígida Campbell e Will Nascimento, já está em fase de construção na cidade, e irá funcionar com a possibilidade de residentes a partir de Junho de 2015. 

As inscrições para a residência artística já estão disponíveis no site e ficam abertas o ano todo, mas os interessados devem ficar atentos para o prazo máximo de permanência no local, que é de 3 meses.

Os selecionados têm como responsabilidade elaborar uma proposta de compartilhamento de seu projeto com os moradores da cidade, e devem fazê-la no formato que acharem mais conveniente, seja em forma de oficina, produção coletiva, apresentação artística, dentre outras.

Eles também contarão com toda a infraestrutura, com um quarto individual, banheiro e cozinha, além de internet e um espaço coletivo de produção, todos os demais custeios são de responsabilidade do residente.