De março a abril deste ano inicia a campanha de vacinação 2015 contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), para a prevenção do câncer do colo de útero. A faixa etária foi ampliada e todas as meninas com idade entre 9 e 13 anos de idade devem ser vacinadas.

Como no ano passado, a primeira etapa será realizada nas escolas públicas e privadas de Ipatinga, onde profissionais da Secretaria Municipal de Saúde aplicarão as doses. A imunização começará na próxima terça-feira (10) e vai percorrer, ao longo de 60 dias, 64 escolas de Ipatinga.

Em 2014, a estratégia de imunização no ambiente escolar garantiu a cobertura de 103% do público-alvo na primeira fase da campanha, à época, meninas de 11 a 13 anos. Em Ipatinga, a meta é imunizar pelo menos 80% das quase 10 mil meninas entre 9 e 13 anos.

“Mais uma vez, contamos com o apoio das escolas para sensibilizar os pais e mobilizar as alunas sobre a importância desta vacina para a prevenção de doenças causadas pelo vírus HPV”, avalia a enfermeira Karoline de Castro, referência técnica em Saúde da Criança e do Adolescente.

Segurança
A vacina é gratuita, segura e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A dose oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a quadrivalente, que protege contra os vírus HPV tipos 6 e 11, que causa verrugas genitais, e 16 e 18, que causam câncer do colo de útero.

Para a proteção ser completa, é importante respeitar o calendário e os intervalos entre uma dose e outra: a segunda dose será seis meses após a primeira, e o reforço, cinco anos depois. As meninas que receberem as doses da vacina contra o HPV poderão integrar a primeira geração livre do câncer de colo de útero, que mata 14 mulheres por dia no Brasil.

Na primeira etapa em 2014, foram mais de seis mil doses aplicadas em Ipatinga, sem relatos ou registros de eventos adversos graves. Dentre os possíveis efeitos colaterais da vacina, estão: dor no local da aplicação, inchaço, coloração avermelhada. Em casos raros, podem ocorrer dor de cabeça, febre maior que 38º C e desmaios, que são eventos já esperados em qualquer vacina.