A edição do Horário de Verão termina à zero hora do próximo domingo (22/2), quando os relógios em dez estados e no Distrito Federal devem ser atrasados em uma hora. Nos 126 dias de vigência da medida, a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) verificou, em sua área de concessão, uma redução diária da demanda máxima de 4,0%, o que equivale a 350 MW.

Essa demanda é suficiente para atender uma cidade de 750 mil habitantes, equivalente à soma das cidades de Juiz de Fora e Sete Lagoas (MG). Além disso, com relação ao consumo de energia, foi obtida uma economia de 0,5%, que representa 108.000 MWh, durante todo o período do Horário de Verão. Essa economia é suficiente para abastecer Belo Horizonte durante nove dias.

De acordo com o superintendente de Planejamento e Operação de Geração e Transmissão da Cemig, Nelson Benício Araújo, o principal benefício do Horário de Verão é a redução da demanda máxima no Sistema, que significa um aumento da reserva operativa, com o consequente aumento da confiabilidade e segurança para a operação do Sistema Integrado Nacional.

Além disso, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, a redução de consumo proporcionada pelo Horário de Verão é incorporada ao armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas do País, agregando 0,4% ao armazenamento da região Sudeste/Centro-Oeste e 1,1% ao armazenamento da região Sul.

“Para os consumidores residenciais e comerciais, a economia é percebida na menor utilização da iluminação artificial. Eles poderiam ter um consumo de até 30 horas a mais por mês com a iluminação, caso não houvesse o Horário de Verão”, afirma Nelson Benício.

Desde 2008, por meio do Decreto Federal 6.558, foram fixadas datas para seu início e término: definiu-se que, todos os anos, a medida entra em vigor sempre à zero hora do terceiro domingo de outubro e se estende ao terceiro domingo de fevereiro. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do Horário de Verão e o carnaval, o encerramento ocorre no fim de semana seguinte, como aconteceu neste ano.

A definição do Horário de Verão neste período se deve ao fato de os dias serem mais longos no verão e mais curtos no inverno. Fora do período em que o mesmo é adotado, a economia de energia com a iluminação vai deixando de existir e o Horário de Verão passa a não ter mais efeito.