Os 77 deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado tomam posse neste domingo (1º) para a 18ª legislatura na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

A cerimônia será realizada a partir das 14h no Plenário Juscelino Kubitschek e será presidida pelo deputado Hely Tarquínio (PV), o mais idoso dos eleitos. O governador Fernando Pimentel e o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, estarão presentes.

Após a posse, os deputados se reúnem para a escolha da mesa diretora para o biênio 2015-2017. Serão escolhidos o presidente, o 1º, 2º e 3º-vice-presidente e o 1º, 2º e 3º secretário. Uma chapa única foi inscrita para eleição da mesa e o candidato a presidente será o deputado Adalcléver Lopes (PMDB).

De acordo com a ALMG, esta eleição será a primeira da Casa com voto aberto. Isto vai ocorrer devido à aprovação do fim do voto secreto do parlamento mineiro, em 2013. Os deputados apontam a escolha no painel eletrônico a partir das 16h, após uma apresentação da cantora Titane.

O ex-deputado Diniz Pinheiro (PP) deixa a presidência da Casa e também não volta a ocupar um gabinete, pois, na última eleição foi candidato derrotado a vice-governador na chapa de Pimenta da Veiga (PSDB).

Dos 77 deputados que serão empossados, 51 foram reeleitos e 26 vão entrar na casa, segundo a assembleia. Esta renovação corresponde a 33,77%. Ainda de acordo com a ALMG, o índice de renovação vem caindo nas ultimas eleições: em 2010 foi de 36,36% (28 novos deputados), em 2006 foi de 40,1% e em 2002 o índice de renovação foi de 46,75%.