Diante dos vários comentários positivos da população a respeito da atuação da Polícia Militar Ambiental na questão da travessia do rio Jequitinhonha durante a interdição da ponte, o Diário do Jequi decidiu entrevistar o Tenente Eler, responsável pelo Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Almenara, para que ele nos contasse como foi a atuação dos policiais durante este episódio.

Segundo este nos relatou, foi um trabalho voluntário, desprovido de qualquer interesse de autopromoção. Inicialmente, os barcos serviriam apenas para transportar os militares, mas, diante da situação calamitosa que eles presenciaram, o Tenente solicitou permissão do Comando de Teófilo Otoni, que autorizou o transporte gratuito para a população.

Além disso, o transporte nos barcos da Polícia Militar Ambiental era feito dentro das normas de segurança adequadas para um transporte deste tipo, como coletes salva vidas, por exemplo.

Como seu efetivo é composto apenas por quatro militares, o Tenente solicitou o remanejamento de policiais ambientais de cidades circunvizinhas para auxiliá-los. Eles chegavam, geralmente de madrugada, para auxiliar no transporte. No total, foram 12 militares e 3 a 4 barcos utilizados para o serviço.

Foram transportados aproximadamente 3 mil pessoas por dia, somando todos os barcos presentes no local.

O Tenente Eler agradeceu à população pela compreensão e paciência com que suportou a situação adversa. Fora um ou outro episódio isolado, as pessoas foram gentis e pacíficas.

Momentos de bravura da Policia Militar de Meio Ambiente.