Na tarde desta quarta-feira (28) a prefeita de Almenara, Fabiany Ferraz, juntamente com o coordenador de defesa civil, Antenor Senna Aquino, o Empresário Péricles Santana (Pequim), a assessora do deputado federal Reginaldo Lopes (PT), e o empresário Dalmo Costa foram recebidos pelo Diretor-Geral do DER-MG, Célio Dantas de Brito, onde trataram do principal problema em que a cidade de Almenara tem enfrentado: a interdição total da ponte ocorrida desde o dia 10/01/2015. Durante reunião foi discutido a previsão de recuperação da ponte e demais providências.

Célio Dantas de Brito, explanou sobre a situação envolvendo o esmagamento de um dos pilares da ponde e de uma notável rachadura na base do mesmo. Ele destacou ainda que o projeto para recuperação total da obra foi concluído na terça-feira (27). Com base neste projeto ele afirma que a recuperação total da ponte será de 06 meses, ou seja, 180 dias. Mais garante que o trânsito será liberado no prazo de 90 dias. Segundo Célio a ponte terá a partir de sua total reforma a capacidade de transitar apenas veículos com peso total de até 35 toneladas (35.000 kg). Todos os veículos acima deste peso deverá fazer uma rota alternativa.

Ainda na oportunidade foram discutidos meios para que seja amenizado o impacto sofrido pelo comércio da cidade. A alternativa mais viável e rápida será a melhoria da estrada que interliga as cidades de Almenara a Jequitinhonha via Água Bela. Esta rota já vem sendo utilizada pelos motoristas como meio provisório. Esta estrada será ampliada, reformado os mata-burros, e em alguns pontos, cascalhada. Uma segunda alternativa citada seria a vinda de uma balsa, mas, pela falta de profundidade do rio, a vinda desta seria mais complicada embora não se possa descartar esta possibilidade.