A foto de Daniel Gusmão mostra a Serra da Vigia - guardiã natural da comunidade almenarense - e de um canoeiro, fazendo a travessia de moradores.

Interessante rever esses heróis anônimos, muitas vezes esquecidos, que fizeram as ligações entre fazendas, povoados e vilas à beira do Rio Jequitinhonha até meados dos anos 60.

Enfrentavam com destemor as enchentes, corredeiras e toda sorte de dificuldades entre Belmonte e Araçuaí, o trecho navegável do lendário rio.

Agora, novamente de volta, em tempos difíceis, assinalados pela interrupção do tráfego de pessoas e veículos sobre a ponte do Rio Jequitinhonha - único acesso a Almenara e outras cidades da região.

É preciso que tudo isto se resolva o mais brevemente possível. Espero que a interdição da ponte sirva de alerta aos governantes sobre a necessidade de equacionar a precariedade das condições gerais de infraestrutura do sofrido Vale do Jequitinhonha - uma religião marcada por profundo dualismo: rica em termos culturais e carente em termos socioeconômicos.

(*) Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (FEA-USP). É Analista Financeiro do SERPRO – Serviço Fedeal de Processamento de Dados e ex Coordenador-Geral da Secretaria de Política de Econômica do Ministério da Fazenda