Um dos livros mais vendidos de todos os tempos é o clássico “Como fazer amigos e influenciar pessoas” do Dale Carnegie. Neste livro o autor destaca algumas dicas extremamente simples para ajudar as pessoas a fazerem amigos.

Abaixo, são listadas algumas destas dicas:

1. Seja genuinamente interessado na outra pessoa

Não há nada mais chato do que aquelas pessoas só falam delas mesmas, das suas conquistas, dos seus objetivos. Não seja esse tipo de pessoa. Quando estiver com outra pessoa busque se interessar ativamente pela outra pessoa, faça o outro se sentir importante. Pergunte coisas que você sabe que a outra pessoa terá muito prazer em falar a respeito. Lembre-se de que você não ganhará a admiração de ninguém falando coisas maravilhosas sobre você. O tópico principal da conversa deverá ser a pessoa que está à sua frente e os interesses dela.

2. Sorria

Se a palavra é a chave para a razão, o sorriso é a chave para o coração. Quando você sorri, as pessoas se sentem mais confortáveis na sua companhia. Ninguém quer estar ao lado de pessoas mal humoradas ou daquelas pessoas com cara fechada. Isso é chato. Ao contrário, quando você sorri ou demonstra apreciar a companhia da outra pessoal, você será percebido como alguém mais interessante, um ótimo interlocutor.

3. Sempre chame a pessoa pelo nome

Não há palavra que soe melhor aos nossos ouvidos do que nosso próprio nome. Experimente, da próxima vez que for a um restaurante, chamar o garçom pelo nome. Ao fazer isso, tenha certeza de que você será muito melhor atendido. Isso vale para qualquer situação. Desde para uma garota que você acabou de conhecer num bar até para uma pessoa que está ao seu lado num evento. Existem alguns truques que você pode usar para guardar o nome de uma pessoa, mas a forma mais simples de se lembrar é repetir o nome da outra pessoa pelo menos 3 vezes logo no início da conversa. Ao fazer isso, ficará mais fácil para que você se lembre do nome da outra pessoa mais tarde.

4. Olhe nos olhos da outra pessoa

Quem não se sente incomodado de conversar com alguém que a todo momento olha para os lados ou simplesmente começa a mexer no celular ou fazer outra coisa enquanto estão conversando? Quando você conversa olhando nos olhos do outro, é uma forma de deixar bem claro de que você está prestando atenção e ele é importante para você. Um macete para que você mantenha contato visual é você tentar lembrar, junto ao nome da outra pessoa, qual a cor dos olhos dela. Quando você faz esse pequeno esforço de memorizar a cor dos olhos, certamente irá precisar fazer contato visual. Quando for apresentado para alguém, lembre-se do sorriso junto com o contato visual.

5. Faça um elogio

Quem não gosta de receber um elogio? Elogios fazem bem a qualquer pessoa e todos nós gostamos de ser apreciados pelos outros. Mas aqui vale um cuidado. Sempre faça um elogio de forma sincera, por algo que você realmente admira na outra pessoa. Porque caso o elogio seja falso ou exagerado, você poderá ser visto como um bajulador e isso não irá ajudar em nada no seu relacionamento. Todas as pessoas têm algo que pode ser genuinamente apreciado. Talvez um acessório que te chamou atenção, talvez um trabalho que tenha sido bem feito, talvez algum elemento do comportamento. Faça esse exercício de sempre encontrar algo que aprecia na outra pessoa.

6. Não critique

Criticar a outra pessoa é a forma mais rápida de estragar qualquer relacionamento. Nunca faça isso! Ainda que a outra pessoa te pedir um conselho, nunca critique diretamente o que quer que seja. Caso você queira fazer uma consideração que acredita poder ajudar a outra pessoa, sempre comece com um elogio, faça sua observação de forma bastante sucinta e termine com um novo elogio. Dessa forma você não deixa de ser honesto mas também não estraga seu relacionamento. Por exemplo, se um colega de trabalho te pede uma opinião sobre um relatório e você acredita que está faltando dados importantes. Comece fazendo um elogio pelo esforço do seu colega em cumprir o prazo, fale brevemente sobre alguns “detalhes” que ele poderia acrescentar e finalize dizendo que admira a forma cuidadosa que ele formata o documento. Mas em linhas gerais, se alguém não te pedir opinião, jamais se intrometa.