A Medalha comemorativa dos 50 anos de fundação do 6º Batalhão da PMMG foi criada por meio da Resolução 4.332, de 29 de agosto de 2014, assinada pelo Comandante Geral da Instituição, refere-se ao período de 1931, data de sua fundação, a 1981 e tem como objetivo homenagear policiais militares, pessoas físicas e jurídicas que contribuíram para a construção da história da unidade.

A solenidade realizada no 6º BPM reuniu várias personalidades da cidade e do Estado de Minas Gerais.
Dentre as autoridades presentes destaque para o Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Márcio Martins Sant'Ana, o Chefe de Estado-maior, Coronel Divino Pereira de Brito, o Comandante do 6º BPM,Tenente Coronel Wagner Fabiano dos Santos, o Comandante da 8ª Região da PMMG, Coronel Sérgio Henrique Soares Fernandes, Os deputados estaduais, Sargento Rodrigues e Bonifácio Mourão, bem como o Presidente da APNM, Soldado Nathan.

Na ocasião, a Associação dos Praças do Nordeste Mineiro se fez presente e bem representada junto a tropa da região de Governador Valadares, onde conta com uma regional com mais de 300 associados.

Dentre os agraciados também se fez presente o senhor Geraldo Paulo de Andrade, 91 anos, policial militar reformado mais antigo da Região.

"A APNM vem cada dia mais se postando em local de destaque no âmbito da representação de classe, hoje somos uma entidade respeitada e conhecida em todo interior de Minas Gerais e não poderíamos ficar de fora de um evento grandioso como este, onde nossos diretores estão sendo homenageados. O 6º BPM é um dos batalhões mais tradicionais do Estado e é de onde originaram inúmeros outros, como o 19º BPM de Teófilo Otoni. Parabenizamos todos os agraciados e reforçamos nosso compromisso com a classe de segurança pública."