Um grupo de jovens da cidade de Jordânia, no Vale do Jequitinhonha esteve no posto de Atendimento Minas Fácil da Cidade de Almenara para reclamar de inscrições indevidas do MEI-Microempreendedor Individual que foram feitas em seus nomes.  Segundo eles, todos receberam a boleta de cobrança do simples nacional da empresa que foram formalizadas individualmente para cada membro do grupo.

O MEI é uma empresa individual que pode ser aberta pela internet por qualquer pessoa, bastando para isso, ter em mãos, os documentos pessoais. Não tem como saber quem abre ou fecha estas empresas, pois basta apenas ter o CPF, IDENTIDADE E O TITULO DE ELEITOR.

Além das cobranças do simples nacional eles ainda teriam que pagar 15 mil reais em compras que foram feitas com o CNPJ de cada empresa aberta. No total foram 15 jovens envolvidos nesta fraude.  Segundo estes jovens, todos os envolvidos foram inscritos para um curso profissionalizante por uma empresa que chegou à cidade. E antes mesmo de começar os cursos a empresa foi embora sem dar explicações.  Eles disseram que para se escreverem nos cursos tiveram que ser repassados os dados pessoais à empresa.  Eles acreditam que foram vitímas de um golpe.

Após terem os nomes consultados no Sistema de Registro Mercantil, foi identificado outro problema. Cada empresa, depois de feitas as dividas, foram intencionalmente desenquadras para ME- Empresário Individual.  Esta categoria de empresa é mais difícil de ser baixada e o custo também é maior, o que elevou ainda mais os prejuízos.

Além destes jovens outras pessoas tem procurado o posto de Atendimento Minas fácil de Almenara alegando as mesmas condições. Até mesmo pessoas deficientes já tiveram empresas abertas em seus nomes.

Os servidores William Fróis e Edimar Oliveira alerta que um documento fundamental para abertura desta empresa é o titulo de eleitor, e que este documento não fosse repassado para pessoas estranhas.  Uma vez formalizada esta empresa dificilmente se saberá quem a formalizou.  É uma facilidade que também esta servindo para fraudadores.