O Instituto Estadual Artístico e Histórico (Iepha/MG) lança, no dia 27 de novembro, às 19h, no Museu Mineiro (Avenida João Pinheiro, 342), cartilha educativa intitulada “Aleijadinho: Antonio Francisco Lisboa”. O material será encaminhado para as escolas públicas de todos os municípios mineiros. Trata-se de mais uma ação em homenagem ao Barroco e ao Bicentenário de morte de Aleijadinho. O material, que apresenta conceitos sobre o Barroco Mineiro e informações da vida e obra do mestre do Barroco, servirá de reforço aos alunos, de 5ª à 8ª série, e educadores do ensino fundamental, nas aulas de história, a partir do final de 2014.  A tiragem é de 50 mil exemplares.

A publicação contou com a colaboração e parceria dos pesquisadores Adalgisa Arantes Campos e Leandro Gonçalves de Rezende, do Departamento de História e Programa de Pós Graduação da UFMG, e com o apoio do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais. 

Trecho de um documento, no qual Antonio Francisco Lisboa é chamado pelo apelido Aleijadinho, foi extraído do Livro de Registro da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo da Vila Real de Sabará, datado de agosto de 1806, e reproduzido na Cartilha. Por meio das informações do texto é possível observar que Aleijadinho não trabalhava sozinho, pois contava com a ajuda de aprendizes.

Imagens de algumas das obras esculpidas pelo mestre Aleijadinho (e seus discípulos) ilustram a cartilha e foram utilizadas para que alunos e professores possam identificar características e detalhes dos trabalhos realizados pelo artista mineiro. Em uma das páginas da Cartilha, o detalhe do rosto de São Simão Stock, escultura em madeira colorida da Igreja da Ordem Terceira do Carmo de Sabará, deixa claro que Aleijadinho seguia um padrão ao dar forma à sua arte sacra.

Para encerrar o calendário de programações em homenagem ao Barroco e ao Bicentenário de morte de Aleijadinho, também no dia 27, será lançado o Suplemento Literário – Edição Especial, que consiste numa produção de fac-símile de edição Especial do Suplemento Literário de 1967, organizado pelo poeta e ensaísta Affonso Ávila. 

Também na mesma data será distribuído o Catálogo da Exposição Patrimônio Recuperado: material produzido com as obras recuperadas pelo Ministério Público, que ficaram à mostra na exposição que foi realizada no Museu Mineiro em junho.

Serviço:

Lançamento da Cartilha “Aleijadinho: Antonio Francisco Lisboa”

Data: 27 de novembro

Horário: 19h

Local: Museu Mineiro