Por iniciativa da vereadora Enivanda Alves Miranda (Vanda Miranda), a Comissão de Serviços Públicos, Educação, Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Almenara, integrada por ela como relatora, vereador Cláudio da Silva Machado (presidente) e vereadora Márcia Rodrigues Souza Ferraz (vice-presidente), realizou uma importante reunião no dia 14 deste mês de novembro, oportunidade para debater as dificuldades dos beneficiários que não têm condições de ir até a uma agência bancária para fazer a “prova de vida” e/ou receber proventos de aposentadoria e pensão, ou mesmo de promover a formalidade de constituir procurador legal para o fim. Além dos vereadores que compõem a Comissão, a reunião contou com as seguintes presenças: Dr. Moisés Abdala (representante do Ministério Público), jornalista Sebastião Lobo (Jornal Vigia dos Vales), representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco, CRAS 1, CREAS, INSSS, Conselho Municipal do Idoso, Oscip 8 de Março, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social.
 
Depois de rápida e objetiva explanação da vereadora Vanda Miranda, vários debates em torno do tema central culminaram com possibilidades reais de amenizaros problemas encontrados pelos beneficiários da Previdência Social, principalmente para evitar o constrangimento (Art. 10 – § 3º da Lei 10.741/2003, Estatuto do Idoso, que diz: “É dever de todos zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante ou constrangedor.” Vanda Miranda também apresentou imagens que destacaram a difícil situação de idosos que precisam realizar prova de vida e enfatizou que há anos vem travando uma luta constante em defesa dos aposentados e pensionistas que a procuram, principalmente aqueles que, por motivos de idade avançada ou acometidos por doenças, não conseguem se locomover até uma agência bancária para realizar a prova de vida. 
 
A vereadora Márcia Rodrigues, a exemplo do vereador Cláudio da Silva Machado, também se solidarizou com os aposentados e pensionistas, corroborando com as palavras da colega Vanda Miranda. O representante do Ministério Público, Dr. Moisés Abdala, afirmou em sua fala que o ideal é que se busque o entendimento, porque lei para proteger os aposentados e pensionistas na questão da prova de vida já existe, a exemplo da Lei Federal 12.896/2013. 

Ao final da reunião, por iniciativa da representante do Banco do Brasil, Benicácia Figueiredo, chegou-se a um interessante entendimento, no qual, a princípio, se busque realmente o entendimento junto às instituições financeiras, a fim de que o problema seja resolvido através de visitação à residência do beneficiário, sendo o tema propícia para uma breve reunião da mesma Comissão.