A próxima edição doParlamento Jovem de Minas <http://www.almg.gov.br/acompanhe/eventos/parlamento_jovem/2014/index.html>, programa de formação política da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), poderá ter a participação de estudantes de mais 14 municípios do Estado. Somados aos 27 municípios representados na 11ª edição do evento, encerrada na sexta-feira (31/10/14), no Plenário, serão 41 cidades que mobilizarão alunos do 1º ao 3º anos do ensino médio para discutir e elaborar sugestões sobre um tema de relevância social e do interesse dos jovens. A informação é da gerente-geral daEscola do Legislativo (ELE) <http://www.almg.gov.br/educacao/sobre_escola/index.html>, Ruth Schmitz de Castro. A ELE é uma das organizadoras do evento, ao lado da PUC Minas.

Alguns desses novos municípios são Três Pontas, Itajubá, Machado, São Lourenço, Andradas, Ouro Fino, Ipuiuna e Lavras, todas do Sul de Minas, e Unaí, no Noroeste do Estado. Além desse aumento do número de participantes, outro destaque positivo do encontro foi a realização, pela primeira vez, da etapa regional, que antecedeu a etapa estadual. “Isso trouxe um salto de qualidade nas discussões feitas pelos alunos”, afirmou Ruth Schmitz. Este ano, a temática foi “Envelhecimento e Qualidade de Vida”.

“Este ano, teve o tema mais interessante de todos que já vivenciei, pois pude lidar com o ser humano de uma forma mais direta”, comentou Izabella Figueira Carlos, de 18 anos, estudante da Escola Estadual Altivo Leopoldino de Souza da cidade de Espera Feliz (Zona da Mata), que participou pela terceira vez do evento. “Eles fazem parte de um grupo que, muitas vezes, é esquecido. E nós não paramos para perguntá-los se eles estão satisfeitos”, lamentou. De acordo com a aluna, sua escola incentiva os jovens a se interessarem pela política. “Comecei a entender a diferença entre política e politicagem. Política não é o que muitos jovens pensam, é muito mais interessante do que achamos que é”, disse.

*Próxima edição -*O coordenador do Parlamento Jovem pela PUC Minas, Robson Sávio, disse que, daqui a duas semanas, os organizadores já começam a preparar a próxima edição do evento, começando pela avaliação desta edição e pela sondagem do próximo tema. Para o coordenador, um dos principais resultados do encontro é que os estudantes participantes voltam para suas cidades e passam a se envolver em movimentos sociais e iniciativas como ONG e Pastoral da Juventude. “Eles atuam como agentes políticos ou continuam no projeto até completar o 3º ano do ensino médio”. Segundo Robson Sávio, essa atuação dos alunos já foi comprovada pela pesquisa “Educação política da juventude: a experiência do Parlamento Jovem”, conduzida pelas professoras Regina Medeiros e Elizabeth Marques e lançada em 2012. O estudo avaliou os oito primeiro anos do Parlamento Jovem.

Além de estudantes e professores, estavam presentes no Plenário parlamentares municipais, como os presidentes das Câmaras Municipais de Itabira e João Monlevade, respectivamente Rodrigo Diguerê e Guilherme Nasser. Ambos elogiaram a qualidade das propostas apresentadas pelos estudantes.