Em minha atual estadia na terra natal, foi duplamente gratificante participar da II Mostra Cultural do SIM, que é presidido pela Contadora Tati Reis.

Primeiramente, tive a oportunidade de assistir a um sarau literário, apresentado pelos alunos da Escola Estadual Conde Afonso Celso, onde conclui o Curso Primário. Como sabemos, trata-se da mais tradicional instituição de ensino almenarense, cujas origens remontam ao, já, longínquo ano de 1910, quando foram criadas as Escolas Isoladas de Vigia e Escolas Reunidas de Vigia.

Nesse sentido, reencontrei-me com a infância ao tomar contato com o grupo de jovens, que declamaram poemas de sua própria autoria, assim como de consagrados autores da língua portuguesa. Os alunos fazem parte do projeto Encontro Poético, coordenado pela Professora Ildete Melo, que é também apoiado pela diretora Risoneide Maria de Oliveira Souza e Secretária Eliane Ferraz e Silva, todas elas presentes no sarau.

Foi também gratificante tomar contato com o amplo e rico acervo, composto por obras de 30 artistas e integrantes de 5 associações voltadas para a arte, cultura e meio ambiente. Tudo isto reunido no salão de baile do antigo Almenara Tênis Clube (ATC), que foi palco de memoráveis festas e reuniões da sociedade local. Atualmente, está sendo ocupado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente - órgão da Prefeitura Municipal de Almenara, que cedeu o espaço para o evento artístico e cultural.

Não poderia deixar de mencionar a feliz oportunidade que representou a realização da mostra cultural do SIM, justamente, no salão de festas do ATC. Talvez as novas gerações não saibam, mas ali, no passado, foi o palco do Grêmio Lítero-Teatral Castro Alves, onde foram encenadas inúmeras peças de um dos grupos teatrais mais atuantes do interior de Minas, conduzido pelo intelectual e escritor José Cortes Duarte. Depois, tornou-se a sede do antigo Clube da Vigia, o antecessor do Almenara Tênis Clube.

Por fim, cumprimento os artistas participantes da mostra cultural e todos que contribuíram para a realização e organização deste relevante evento. A mostra estará aberta ao público até o próximo dia 23 de novembro. Vale conferir a riqueza dos trabalhos lá expostos, que realçam, sobretudo, a criatividade dos artistas almenarenses e do Vale do Jequitinhonha.

(*) Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e Pós-Graduado em Didática de Ensino Superior (UNEB-DF). É Analista Financeiro do SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados e ex Coordenador-Geral da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.