A Trupe da Alegria, é uma banda musical concebida em 2005 na cidade de Rubim (Vale do Jequitinhonha M.G),pelo escritor e cantador, Eldvin Mendes.

A criação da banda foi motivada pela participação de Eldvin em um seminário sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) ocorrido em 2003, na UNIMONTES(Universidade Estadual de Montes Claros)-campus --Almenara- M.G, onde ele se formou professor, na ocasião Eldvin foi escolhido para cantar algumas cantigas de roda no fechamento do seminário, tarefa essa cumprida pelo então aluno, que percebendo que tal arte poderia agregar recursos nos seus procedimentos didáticos como educador, começou a pesquisar com afinco a música e literatura infantil, até culminar na eclosão dessa arte das salas e pátios de escolas para as praças públicas, com a criação da banda "A Trupe da Alegria" que faz releituras de cantigas de roda e também executa canções da sua própria autoria, para o público infantil, que nas apresentações da "Trupe" é completado pelo público adulto e terceira idade(Crianças crescidas) que caem na folia com igual prazer e energia.

A Trupe da Alegria é formada por: Um palhaço vocalista e violinista, um tecladista e back vocal, um guitarrista e back vocal, um dançarino(Mirim),uma dançarina(Mirim) e dois palhaços monitores, cursados em arte circense. A "Trupe da Alegria" ao longo da sua trajetória tem se apresentado em várias cidades em diversos eventos, como: Carnavais, micaretas, festa­s juninas, exposições agropecuárias, feiras e festas (de diversos seguimentos),festivais de artes, festa do dia criança, festas natalinas e outras.

A Trupe da Alegria efetivamente vem encantando o público da nossa região com a sua performance lúdico-pedagógica. Segundo Eldvin Mendes Vocalista e fundador da Trupe, é sempre um prazer promover e difundir a cultura popular através das cantigas de rodas, contribuindo assim para a formação da identidade cultural da  criançada.

Para contratar o show da "Trupe da Alegria" é só entrar em contato pelos telefones: (33) 3746 1311 / (33) 88912695 (Rubim M.G) Ou pelo e-mail: [email protected]