A Diocese de Salvador foi a primeira do Brasil, criada em 1551, ainda como sufragânea da Sé de Lisboa, assambarcando todo o território da então colônia portuguesa.
Em 1745, é criada a Diocese de Mariana, tendo seu território sido desmembrado das Arquidioceses de São Salvador e de São Sebastião do RJ, sendo considerada a Sé Primaz de MG, elevada a Arquidiocese em 1906.
Em 1854, é criada a Diocese de Diamantina, desmembrada das dioceses de São Salvador e de Mariana - uma das 12 dioceses mais antigas do País, elevada a Arquidiocese em 1917. Em 1896, Dom João dos Santos (Bispo de Diamantina) nomeia o Rvmo. Padre João de Paula Souza o primeiro Viigário de São Sebastião do Salto Grande (hoje Salto da Divisa), que optou por fixar residência no Distrito de Vigia, que era capela filial desta paróquia (ou freguesia).
Em 1910, é criada a Diocese de Montes Claros, assumindo as terras à margem esquerda do Rio Jequitinhonha, incluindo Vigia. Em agosto de 1913, por ocasião da visita pastoral de Dom Antônio Pimenta, o referido Padre João é nomeado o primeiro vigário de São João da Vigia (hoje Almenara).
Ainda em 1913, é criada a Diocese de Araçuaí, que passa a absorver as terras adjacentes ao Rio Jequitinhonha em todo o seu médio e baixo curso mineiro, tendo sido nomeado o Bispo Dom Serafim Gomes Jardim, que também fundou o tradicional Colégio Nazaré.
Em 1982, é criada a Diocese de Almenara, tendo sido nomeado Dom José Geraldo Oliveira Valle. Monsenhor Lídio Murta, que substituiu o Monsenhor Antônio Soares como Vigário de Almenara, foi o articulador da criação da nossa diocese.

 

Economista Evandro Miranda