Provavelmente todos já conhecemos aquele tipo de pessoa que, quando criança, montava e desmontava tudo o que via pela frente. Desde brinquedos a utensílios domésticos e eletrônicos, nada passava sem ter seus parafusos desenroscados, tampas abertas e fios remexidos. Curiosos por natureza, pessoas com essas caraterísticas, na maioria das vezes, se tornam aficionados por tecnologia. O ipatinguense Douglas Baroni, engenheiro de produção e técnico em eletrônica, é um desses apaixonados pelo mundo tecnológico e pelo DIY (sigla em inglês que significa “Faça Você Mesmo”).

 
Construir e aprimorar equipamentos se tornou um dos hobbies de Baroni na fase adulta. Sempre envolvido em diferentes projetos, como adaptação e aprimoramento de máquinas de pinball, de motocicletas e de brinquedos do filho, há dois anos o construtor decidiu que faria algo mais ousado. Mais especificamente um robô.
 
Em pesquisa sobre possíveis projetos, encontrou um grupo de construtores do droid R2D2, personagem da série ficcional mais popular dos cinemas, Star Wars (Guerra nas Estrelas). Desde então, Douglas integra o grupo, fundado em 1999 por um australiano, que hoje reúne construtores do modelo ao redor do mundo, para troca de experiências e avanços na construção dos robôs. Há alguns meses, Douglas conclui a construção de seu modelo R2D2 completamente funcional, que reproduz todos os movimentos executados pelo personagem nos filmes. 
 
O Droid
Como um pai orgulhoso do filho, Douglas apresenta seu robô de 80 cm de altura, 50Kg e com autonomia de 3h de duração. “Mesmo com ele pronto, ainda venho frequentemente até a oficina para desmontar e verificar o funcionamento das peças”, brinca Baroni. Os movimentos do robô são rádiocontrolados (via controle remoto), mas algumas funções também se baseiam em um sistema de inteligência artificial mecânica conhecido como “Arduino”. 
 
Reconhecimento
O modelo funcional do droid R2D2 construído por Baroni é o terceiro a ser concluído no país. Os demais exemplares foram feitos por construtores paulistas. No entanto, o robô ipatinguense é, segundo seu construtor, o mais completo em relação à execução de movimentos e funções. “Há algum tempo fomos informados que a Lucas Films (estúdio responsável pelas filmagens da série) tem conhecimento da existência dos modelos e aprova o esforço dos fãs na construção. Isso foi sem dúvida um grande incentivo para nós”, lembra Douglas. 
 
Desde que conclui seu modelo, Douglas tem participado e recebido uma série de convites para eventos, dentro e fora do estado, direcionados para fãs da série. “Não construí o R2D2 com qualquer tipo de intenção comercial. Minha motivação sempre foi a sede por aprendizado, aliada ao desejo superar o desafio. O reconhecimento das pessoas em relação ao meu trabalho é algo que não tem preço”, diz Douglas, ao falar da reação do público ao se deparar com o modelo funcional do droid. Ao longo do projeto, o construtor gastou cerca de R$ 10 mil para adquirir todos os itens necessários para a conclusão do robô. “Foram muitos obstáculos, mas, ao vê-lo finalizado, sinto que valeu cada centavo”, diz. 
 
Desafios
Baroni relembra que foram dois anos seguidos de dedicação ao droid. Durante os fins de semana, chegava a ficar horas a fio sobre o projeto, em sua pequena, mas organizada oficina, tentando encontrar soluções para a elaboração e funcionalidade de cada uma das peças utilizadas na máquina. “Diversos itens tiveram que ser importados, pois nem sempre era possível encontrar no Brasil materiais específicos, necessários para uma construção fiel do droid”, explica Douglas, ao citar como exemplo o domo de alumínio que compõe a estrutura da “cabeça” do droid. 
 
Próximo projeto
 Com seu modelo concluído, Douglas pretende dar um intervalo nas construções, porém não pretende abandonar seu hobby tão cedo. “Agora que concluí o R2D2, prometi a minha esposa que vou dar uma parada nas construções para ter mais tempo com minha família. Mas projetos futuros sem dúvida virão”, garante o construtor, ao apresentar um gabarito repleto de desenhos de peças que, unidas, vão formar o famoso robô dos estúdios de animação gráfica Pixar, Wall-E. “O principal desafio deste robô será a construção da esteira metálica que o modelo utiliza para se locomover. Mas é exatamente o desafio que torna tudo mais interessante”, reflete Baroni. 
 
O vídeo do R2D2 ipatinguense em atividade pode ser visto no blog do Douglas Baroni, pelo endereço lampadinhamg.webnode.com, onde também é possível acompanhar diversas etapas da construção e montagem do R2D2.